UVZ leva conscientização sobre a prevenção da Leishmaniose a alunos da escola Paulo Freire
Alunos da UIM Paulo Freire participaram, nesta quinta-feira (10), de atividade educativa em alusão a Semana Nacional de Controle e Combate à Leishmaniose. Na ocasião, os alunos receberam informações sobre o vetor transmissor e os sintomas da doença em cães e humanos, além das formas de prevenção da Leishmaniose.
A Semana alusiva está sendo realizada pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) do município.
Maryanne Morais, supervisora do Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia da UVZ, falou sobre a atividade educativa. “Hoje estamos aqui na Escola Paulo Freire, no bairro Campo de Belém, que é uma localidade que tem um alto registro de leishmaniose em humanos e nos cães, para fazer uma ação educativa, fornecendo para eles informações sobre as medidas preventivas e como a comunidade pode ajudar a UVZ a realizar práticas de prevenção na sua residência e no ambiente em que eles vivem”, disse.
Emilio dos Santos, coordenador da Escola Paulo Freire, agradeceu a parceria da UVZ. “A UVZ está sempre conosco nessas campanhas educacionais, auxiliando a comunidade na prevenção e no combate às doenças. Eles estão frequentemente aqui na escola nessa parceria para que, juntamente com os alunos e a comunidade, possamos reduzir a incidência desses casos”, frisou.
A aluna, Graziele Santos, destacou os pontos abordados na palestra. “A gente tem que aprender a se prevenir contra várias doenças, principalmente o Calazar, porque aqui nessa região tem muitos casos. Além disso, que o cão pode ser nosso melhor amigo, mas também pode pegar a doença”, finalizou.