Semana da Independência vai homenagear o Bicentenário da Independência de Caxias e de Antônio Gonçalves Dias
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), em reunião com gestores escolares no auditório da escola Antônio Rodrigues Bayma, no Bairro Castelo Branco realizaram o planejamento de ações para a realização da Semana da Independência.
O desfile cívico de 2023 faz alusão aos 200 anos da Independência de Caxias (MA) e 200 anos do nascimento do Poeta Antônio Gonçalves Dias. Um dos subtemas é: orgulho de ser caxiense. Os desfiles nos polos na zona urbana vão acontecer de 1 a 5 de setembro de 2023, desfilam os polos da educação infantil na zona urbana e alunos do povoado Nazaré do Bruno; logo depois no dia 7 de setembro tem o Desfile no Corredor da Independência; e de 12 a 14 de setembro com os demais polos da zona rural.
“O tema desse ano é o Bicentenário da Independência de Caxias. E, o lema são as histórias e conquistas de Caxias (MA), de um povo que trabalha, que é maravilhoso e lutador. Esse ano mais de 200 escolas vão desfilar. Além das escolas do estado e federal, as organizações não governamentais. São mais de 30 mil pessoas”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.
Dentre os objetivos do Desfile Cívico-Militar é: valorizar atitudes cívicas, colaborando para o exercício a cidadania por meio do respeito a Pátria; contribuir para a expressão cívica de diferentes segmentos da população, possibilitando a participação coletiva da comunidade.
“Nós vamos homenagear Gonçalves Dias, 200 anos de Caxias, a Veneza, a Matriz, dentre outros. O tema dos 200 anos foi bem escolhido”, disse Francisca Rodrigues, gestora escolar.
“Além do Bicentenário, nós vamos falar do sentimento de pertença. Quanto mais o sentimento de pertencimento for despertado, vamos ter pessoas cuidando mais da nossa cidade”, disse Wilma Gutelaine, gestora escolar.
“Nós já estamos trabalhando, as alegorias, as bandas ensaiando. Nós vamos seguir o que diz a Semect através do Bicentenário de Caxias e Gonçalves Dias”, disse José Macedo, gestor da escolar.