Caminhada Inclusiva reúne público expressivo e chama atenção dos caxienses para a acessibilidade
Nessa quinta-feira (24), foi realizada a Caminhada Inclusiva como parte das ações da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A concentração foi na Praça Vespasiano Ramos, no Centro Histórico de Caxias. De lá, pais, alunos, professores, entidades e instituições que defendem os direitos da pessoa com deficiência saíram em caminhada pelas principais ruas do Centro Histórico de Caxias, chamando a atenção para a existência, respeito aos direitos e mais políticas públicas que realizem a acessibilidade no comércio e inclusão das pessoas com deficiência.
“Nós atendemos 21 famílias, que são participativas. Temos crianças com autismo, TDAH, dentre outras. Desafio sempre há, mas não nos limitamos às barreiras. Nós sempre levamos o que está ao nosso alcance para promover a inclusão”, disse Viviane Pereira, representante da Escola Emília Costa.
“O projeto cuidar, que foi desenvolvido na Semana da Pessoa com Deficiência, agora estamos mostrando nesta caminhada. Nós trabalhamos em parceria com as família”, disse Jesus Teixeira, gestora da Escola Pedro Neiva de Santana.
“Quando eu soube que meus filhos tinham uma deficiência, perdi o chão. Mas a primeira coisa que temos que fazer é aceitar, e ir em busca de melhorias para as vidas deles e correr atrás dos objetivos deles. A gente está sempre buscando apoio e atendimento. A escola já está melhor atendendo eles também”, disse Deusilene dos Santos, mãe.
“É muito importante para que as pessoas vejam e entendam. Essa é apenas uma característica que a pessoa tem, além das muitas qualidades que possuem”, disse Nádia Arruda, do Instituto Luis Arruda.
Organizada pela Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), a caminhada contou com ampla participação da sociedade. Enquanto caminhavam, todos chamavam a atenção do comércio local para se adequar no acolhimento das pessoas com deficiência, que também são clientes e cidadãos, e merecem o devido tratamento.
“É um momento muito especial, as instituições e a rede pública levam essas pessoas para as ruas, para que todos conheçam quais as deficiências, para que todos entendam e nos ajudem a cuidar das pessoas com deficiência. O comércio tem que se preparar para atender bem as pessoas com deficiência, é necessário valorizar espaços reservados aos cadeirantes, a construção de rampas de acesso e a geração de empregos. Quantas vagas de empregos a Semect já intermediou. Mas a demanda é grande, nós atendemos mais de 2 mil pessoas com deficiência. Você que nos acompanha, nos ajude e colabore. Nós queremos agradecer ao prefeito Fábio Gentil, pela coragem de levar educação inclusiva a todos os lugares neste município”, disse Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).
“É um ato que a gente deseja muito que os seus objetivos sejam atendidos, que visa mostrar aos empresários, que eles precisam dá importância a inclusão das pessoas com deficiência, porque elas precisam trabalhar. Elas precisam ser inseridas no ambiente escolar e estar no mercado de trabalho. Nós estamos atentos ao aumento das vagas e também a ampliação das demandas educacionais do município”, disse Sandra Costa, presidente da Casa dos Conselhos.
“É muito importante essa ação da Semect reunindo as associações e escolas, para que as pessoas possam conhecer a gente. É muito importante as pessoas com deficiência ter esse apoio”, frisa Fernando Melo, presidente da Advirc.
As ações externas seguem até o dia 28 de agosto. Já foram realziadas: Exposição de artes, apresentações culturais e stands no Caxias Shopping; exposição de trabalhos dos alunos com altas habilidades e superdotação; discussão sobre a promoção da inclusão por meio do uso das tecnologias, no Chá Inclusivo.