Campanha Setembro Amarelo vai à Feirinha da Gente no Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através da Rede de Atenção Psicossocial realizaram panfletagem e palestra neste domingo (10), Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio. O objetivo foi divulgar a Campanha Setembro Amarelo, que visa a prevenção ao suicídio e valorização da vida.
“A melhor maneira de combatermos o suicídio é levando a informação, percebendo os pequenos sinais, mudanças de humor. É importante nos colocarmos a disposição, é hora de acolhimento. E, depois buscar meios para que as pessoas cheguem aos profissionais de saúde da Rede de Atenção Psicossocial. Você que nos escuta, se precisar peça ajuda”, disse Luis Fernando, psicólogo.
“Hoje é Dia Mundial de Combate ao Suicídio. Nós focamos na valorização da vida, dia de cuidar do outro, saber como estão, é o momento de amarmos mais as pessoas que estão ao nosso redor”, destaca Nando Fernandes, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial de Caxias (MA).
A Feirinha da Gente é um espaço com público diversificado e durante a ação pessoas de diferentes idades foram abordadas e receberam as informações sobre a rede que existe à disposição dos caxienses em Caxias, caso haja a necessidade de atendimento por conta de um adoecimento emocional.
“Nós viemos falar sobre dicas, mas também os sinais de alerta para o adoecimento emocional. No Caps IJ nós recebemos crianças e adolescentes até 18 anos. Não é a única instituição que atendem demanda em saúde mental. Nós estamos localizados na Rua Manoel Gonçalves, nº 1025, Centro. E, nós somos portas abertas“, frisa Brenda Amâncio, coordenadora do CAPs IJ.
“No Caps IJ nós temos o atendimento pedagógico fazendo o acolhimento para o público assistido. Esse atendimento ajuda as crianças e adolescentes nas suas diversas dificuldades de aprendizagem. Mas o Caps tem vários outros profissionais“, explica Cláudia Maria, pedagoga.
“A Campanha vem pra mostrar como a gente pode se prevenir contra o suicídio. Eu sei o que é isso, eu já estive em depressão e pedir ajuda de amigos e hoje nós temos pressoas que cuidam muito bem. Depressão não é brincadeira, é uma coisa muito séria”, lembra Helly Oliveira, projeto Arvore da Vida.