A Unidade Básica de Saúde (UBS) do Pirajá, recebeu nesta segunda-feira (19), a equipe do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD III), na ação do ‘CAPS Itinerante’ para realizar atendimentos especializados em saúde mental na unidade, aproximando os serviços da população. A atividade faz parte da programação do Setembro Amarelo.
A psicóloga, Maria José, explicou sobre o CAPS Itinerante. “O CAPS Itinerante se trata de uma estratégia de saúde para oferecer a população um cuidado de uma forma geral, essas pessoas estão vindo para a cá e terão a oportunidade de saber sobre o seu corpo e sobre sua mente, é um cuidado mais amplo”, disse.
“Fazendo mais uma vez esse serviço voltado para a busca de pessoas que necessitam de atendimento de saúde mental, descentralizando esses serviços, e fazendo os atendimento com nossa equipe multiprofissional, em alusão ao Setembro Amarelo. O CAPS mais uma vez se colocando a disposição da população de Caxias, buscando fazer esse acolhimento”, destacou o psiquiatra, Marcel Almeida.
A enfermeira da UBS Pirajá, Janaina Oliveira, falou da importância da ação. “Estamos recebendo a equipe do CAPS, uma ação do Setembro Amarelo, como prevenção ao suicídio, que acomete muitos jovens e adultos e nada mais importante do que a gente debater esse tema”, contou.
“Trazendo a saúde mental para mais perto das pessoas, vamos ouvir as demandas, fazer encaminhamento, quando necessário, fazer um tratamento. Estamos fazendo isso dentro da UBS para que a gente possa viver um novo momento de compartilhar a responsabilidade do paciente, pois antes ele era só do CAPS e hoje estamos fazendo essa ligação com a UBS”, disse Nando Fernandes, coordenador da Rede de Atenção Psicossocial.