A Prefeitura de Caxias (MA) recebeu nessa segunda-feira (5), a visita institucional do Banco do Nordeste que veio apresentar a sua carteira de produtos à gestão municipal, além de sinalizar novas parcerias.
Além da gerência local, esteve presente o Superintendente do Banco do Nordeste no Maranhão, que destacaram os investimentos realizados pelo Banco em Caxias e no Maranhão, além de colocar a instituição bancária que trabalha com o fomento aos negócios locais, sejam eles urbanos ou rurais, a disposição para ser acessada.
O Secretário Municipal Adjunto de Planejamento, Vidigal Torres, destacou a importância da aproximação da gestão com a instituição que já trabalha parcerias importantes com a Prefeitura de Caxias (MA).
“O Banco está vindo para uma visita institucional e reforçar o portifólio de serviços que ele presta. Nós temos financiamento da agricultura familiar, financiamento do comércio em si, e da indústria. O Banco é um banco de fomento e aplica o fundo constitucional do Nordeste. Então, é um banco do governo federal. Nós somos o elo entre o banco e os empresários e os produtores rurais”, destaca Vidigal Torres, secretário municipal adjunto de Planejamento.
“Nós estamos realizando uma visita institucional. Nós estamos com os secretários para mostrar a performance do Banco na região, como atua e os produtos que pode ofertar. Nós atuamos do menor ao maior produtor. Atuamos no microcrédito rural, cred amigo e agro amigo, agricultura familiar e agronegócio. Além disso, atuamos na microempresa, ou seja, estamos a disposição para fomentar o desenvolvimento da região”, lembra Assis Silva, gerente da agência de Caxias do Banco do Nordeste.
“Nós vamos fazer um balanço do trabalho do banco. Ano passado foi um ano exitoso. Nós conseguimos aplicar em 2023 R$ 6,5 bilhões de reais no Estado. Em Caxias foram mais de R$ 200 mil reais aplicados. Nós temos uma atuação em diversos ramos. Temos operações no microcrédito, no agronegócio e agricultura familiar. Nós vamos fazer visitas, numa demonstração de que nós temos um respeito pelo município. E, a ideia é estar mais próximo do cliente. O objetivo é promover o desenvolvimento socioeconômico da região”, disse Isaque Nascimento, superintendente Estadual do Banco do Nordeste.