Profissionais da Atenção Primária à Saúde de Caxias e região participaram nesta quarta-feira (6), de mais um encontro do Projeto CRESCER de educação permanente, desenvolvido pelo Centro Especializado em Assistência Materno-Infantil (CEAMI). O encontro teve como tema “Atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor: O que fazer e por onde começar?”

Durante o evento, foram discutidos os seguintes tópicos: fluxos de puericultura, rotina das crianças, condução das consultas, monitoramento e acompanhamento das crianças, além de formas de identificar atrasos no desenvolvimento neuropsicomotor infantil. O médico Romário de Sousa enfatizou a importância da discussão sobre o tema.

“A ideia é tentar padronizar o encaminhamento desses pacientes na Atenção Primária. Sabemos que não é apenas em Caxias, mas em outros municípios também. Vamos falar um pouco sobre desenvolvimento psicomotor, o que deve ser observado nessas crianças desde o nascimento até o crescimento, como avaliar tudo isso de forma rápida e simples”, disse Romário de Sousa, médico.

A enfermeira Helena Cardoso explicou sobre o Projeto Crescer. “O CEAMI oferece matricialmente que é um apoio institucional, para a Atenção Primária à Saúde de Caxias e cidades da região. Nesse apoio matricial, há uma parte educacional na qual estamos engajados com o Projeto Crescer e o Projeto Gestar. No apoio matricial, realizamos educação permanente, esclarecemos dúvidas e contribuímos para a formação contínua, visando proporcionar melhor assistência às crianças”, disse.

A psicóloga Brenda Stefany falou sobre o desenvolvimento neuropsicomotor. “É fundamental tanto o olhar dos pais quanto o dos professores para que possamos observar os marcos do desenvolvimento. Existem muitos estudos que estabelecem a idade esperada para o desenvolvimento de certos comportamentos e, com base nisso, os pais devem estar sempre atentos. A comparação entre irmãos é comum, mas é importante observar o contexto e a história de vida de cada criança”, destacou.

O médico da Atenção Primária à Saúde de Duque Bacelar, Rodrigo Trindade, ressaltou a importância da parceria com os municípios da região.

“Essa parceria traz muitos benefícios para a Regional de Caxias, e o tema abordado hoje é muito importante, pois capacita os profissionais que estão na linha de frente para melhorar o processo de cuidados das crianças que necessitam de maior atenção”, concluiu.