A convite do Instituto Educacional Maciel, o Núcleo de Educação em Saúde, Planejamento e Epidemiologia (NESPE) da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou nessa quarta-feira (6), uma palestra para estudantes da unidade de ensino com o tema – ‘Arboviroses: vetor e formas de prevenção’.

A atividade reuniu alunos na faixa de idade de 7 a 10 anos, do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

“O que vocês falaram é muito importante para a nossa família, para a gente poder reagir à essas doenças, ajudar nossos pais a não deixarem água parada em casa. Nós agradecemos muito”, declarou o jovem Heitor Calixto, do 3º ano.

“Entendemos do fato que está ocorrendo no país, de muitas pessoas enfermas pela dengue. Temos a convicção que esses garotos são multiplicadores, pela importância do seu compromisso social e familiar”, destacou o vice-diretor da escola, Décio Albuquerque.

Para a agente de endemias, Raydelane Pinto, uma das palestrantes do NESPE.

“É de extrema relevância essas parcerias da UVZ com todos os setores da sociedade, tanto públicos como privados. Há uma grande receptividade para estarmos levando essas informações, não só a respeito das arboviroses, mas também outras doenças que a gente trabalha no combate, como a leishmaniose visceral, a raiva”.

ARBOVIROSES
As Arboviroses são doenças causadas por vírus transmitidos, principalmente, por mosquitos. Elas são mais comuns em ambientes urbanos, como: Dengue, Chikungunya e Zika. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes Aegypti. A palestra reforçou a importância de eliminar os potenciais criadouros e focos de formas imaturas do mosquito, para evitar o surgimento de adultos.