UVZ inicia 5º ciclo do encoleiramento de cães em Caxias
No bairro Campo de Belém, foi dada a largada do 5º ciclo do encoleiramento de cães do Programa Municipal de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral, com o objetivo de prevenir o calazar através de coleiras impregnadas com deltametrina 4%, que repele o mosquito transmissor da doença.
Para a moradora Maria Antônia, “é um trabalho muito bom e bonito para proteger a saúde dos cachorrinhos e das pessoas também”.
A ação é coordenada pela Unidade de Vigilância em Zoonoses (UVZ) e executada por agentes de combate às endemias em 24 bairros selecionados pelo Ministério da Saúde, onde houve casos de calazar em cães e humanos nos últimos anos.
Segundo o supervisor de campo, Gleydson Negreiros, “o programa é dividido em oito ciclos, cada um desenvolvido durante seis meses. Chegamos ao 5º ciclo, realizando, desta vez, além das trocas de coleiras, um trabalho amostral com a realização de testes, que servirão para uma pesquisa a ser realizada no município para analisar o avanço do combate à leishmaniose visceral”.
“Receba bem os nossos agentes. Eles estão em suas casas para averiguar a situação do animal, corrigir situações, para que nem você e seus familiares possam sofrer as consequências da leishmaniose, que é capaz até de tirar a vida”, ressalta Natanael dos Reis, coordenador da UVZ.
AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO
Antes de iniciar o novo ciclo, houve uma reunião de avaliação do trabalho e discussão de planejamento.
“Foi uma oportunidade para os agentes relatarem as dificuldades encontradas no campo, visando melhorar na nova etapa. Uma das situações é quanto aos moradores que não conseguem conter seus animais durante o encoleiramento e a testagem, sendo que dependemos dessa colaboração para realizarmos com êxito nossa atividade”, explica Antônio Neto, coordenador do Programa Municipal de Vigilância e Controle da Leishmaniose Visceral.