Médicos, Enfermeiros, Assistentes Sociais e Psicólogos da saúde de Caxias (MA) passam por capacitação voltada à Saúde Mental
Nesta terça-feira (02), foi iniciado mais um ciclo de capacitação “Mi-mhGAP – Manual de Intervenções para Transtornos Mentais, Neurológicos e para uso de álcool e outras drogas na Rede de Atenção Básica à Saúde” em Caxias (MA). O público-alvo da ação são médicos da zona urbana e rural, enfermeiros da zona urbana, assistentes sociais, psicólogos, além de profissionais do Consultório na Rua e Saúde Prisional.
O Mi-mhGAP é um manual clínico para consulta e ordenação do cuidado em saúde mental e problemas neurológicos, com ênfase na qualificação da avaliação e manejo dos problemas.
A facilitadora do Mi-mhGAP, Mayani Lima, destacou o uso da metodologia, “Ele vem auxiliar no manejo de condições de saúde mental dentro da Atenção Primária à Saúde (APS). Retirar essa superlotação dos serviços especializados e trazer essa condução para a APS, com os próprios profissionais que estão no território. É um treinamento que dura 3 dias, tem muita teoria, mas muita pratica para os profissionais aprenderem a como lidar com esses tipos de condução e condições. É importante para que a gente consiga atender o nosso público em saúde mental” disse.
A médica, Ananda Maciel, falou sobre a importância do treinamento, “Faz muita diferença no nosso dia a dia, até porque, desde a pandemia, essas questões ficaram mais evidentes. Hoje em dia temos muitos pacientes com essas condições, independente da faixa etária. É muito importante para a população e para nós, profissionais, é um ganho imenso poder estar conduzindo esse paciente dentro da atenção primária, sem a necessidade de encaminhar ele para as outras Redes” finalizou.