A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), segue dando apoio aos Sindicatos das Quebradeiras de Coco Babaçu e a Associação dos Artesãos de Caxias. Os profissionais da SEMAPA, estiveram nos povoados: Lavras, Podreza e Trabalhosa, no 1º Distrito de Caxias, com o objetivo de mobilizar, informar e convidar as quebradeiras de coco e agricultores familiares da região, para participarem do 1º Festival do Babaçu que está sendo organizado pela Associação dos Artesãos de Caxias.

Além disso, foram levadas informações sobre linhas de créditos para as quebradeiras, que podem podem acessar cursos de capacitação para aproveitamento integral do Babaçu.

O 1º Festival do Babaçu está sendo apoiado pelas secretarias municipais de: Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio; Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS); Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (Semitec) e Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

O 1° Festival do Babaçu será realizado em Caxias nos dias 17, 19 e 20 de julho de 2024, e visa fomentar o artesanato e a valorização da cultura do Babaçu em Caxias e região, além de demonstrar que do Coco Babaçu se aproveita tudo.

PROGRAMAÇÃO
O Festival do Babaçu será realizado na Rua das Sombrinhas, no Complexo Turístico Balaiada. Sendo que a programação terá o seguinte cronograma:

1. Dia 17 de julho 2024 – Dia Municipal do Artesão Caxiense será realizada uma solenidade na Câmara Municipal de Caxias.
2. A realização do Festival do Babaçu será realizado nos dias 19 e 20 de julho de 2024 na Rua das Sombrinhas, Morro do Alecrim (Complexo Turístico Balaiada).

O Festival vai contar com diversas opções para o público e participantes: Rodas de Conversas, novas inscrições de carteiras dos artesãos, oficinas de biojóias, desfile, Feira Gastronômica voltada para o Babaçu, a melhor quebradeira de coco, dentre outras.

O evento também conta com a parceria do Instituto Gran Cocais, Feira das Artes, Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias; Unifacema; Sincoplema; Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio e Narcle Joias.

“Tá sendo bem aceito pelas agricultoras, estamos trabalhando com a cooperativa, as possibilidades de projetos, a participação neste evento. Nós temos que trabalhar a base com nossas quebradeiras de coco. A partir do momento em que a equipe fala sobre este trabalho, a aceitação está sendo muito boa”, disse Consola, Mobilizadora da Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio.

Nosso objetivo hoje é trazer informação para as quebradeiras de coco sobre o Festival do Babaçu. Tem os critérios. E, em um primeiro momento tem os treinamentos, até o processo de exposição e comercialização no evento”, disse Jeane Souza, técnica da SEMAPA.

“É muito importante, porque a gente sabe que tem um potencial para as quebradeiras de coco. Eu acredito que vai trazer benefícios, e que a partir do evento elas vão ter um maior valor para os seus produtos através do Babaçu”, disse Fabiana de Sousa, agricultora.

“É um projeto muito bom. A gente vai fazer de tudo para  ganhar. Eu já sou quebradeira de coco há uns 55 anos. Quando eu não estou na roça eu estou quebrando coco. Eu sou muito feliz com o que eu faço”, disse Maria Alves, quebradeira de coco.