A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, através do Memorial da Balaiada, realiza abertura nesta quarta-feira (15), a Semana de Museus em Caxias (MA), que faz parte da Programação Nacional da Semana Nacional de Museus. Em Caxias (MA) as ações acontecem até sexta-feira (17).

Durante a abertura do evento, escolas públicas da rede municipal e estadual, além dos atiradores do Tiro de Guerra, historiadores e representantes de órgãos e entidades, também participaram do momento solene, que teve a Banda Lira Municipal tocando músicas de Caxias (MA).

A 22ª Semana Nacional de Museus só vem elevar o nome de Caxias, mostrar mais a nossa história, os pontos turísticos. E, faz com que a nossa cidade conhecida, e assim a gente possa valorizar mais o nosso patrimônio material e imaterial”, destaca Maciel Mourão, secretário municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Foi de suma importância conhecer a história de Caxias, e chamar os atiradores para conhecer essas artes e materiais e documentos que estão aqui. Quando a gente ver essas artes de perto, a gente fica fascinado”, disse Portela, atirador.

A valorização do Museu como espaço de memória, esse espaço, onde temos guardada a nossa história. O Museu é um lugar vivo, onde vemos a história da nossa cidade e da nação. E, isso, é muito importante para manter a nossa identidade. É uma continuidade, a transmissão da nossa cultura. É um lugar de cultura, de história, de memória da nossa cidade”, disse Akma Viana, historiador.

Eu acho uma iniciativa muito boa levar os alunos para conhecer a nossa história. Esse evento ajuda a elevar o nosso conhecimento e ajuda a valorizar a nossa cidade”, disse Samuel Lucas, aluno da escola João Lisboa.

A 22ª Semana Nacional de Museus tem como tema: Museus, Educação e Pesquisa. A intenção é levantar uma reflexão sobre os objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas, que traz as seguintes metas: Meta 4: Educação de Qualidade – Garantir uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos e Meta 9: Indústria, Inovação e Infraestruturas – Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva e sustentável e fomentar a inovação.

A 22ª Semana Nacional de Museus acontecerá entre os dias 13 e 19 de maio, no Brasil. Anualmente, o tema é proposto pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), para as comemorações em torno do Dia Internacional dos Museus, que é celebrado no dia 18 de maio.

PROGRAMAÇÃO
Em Caxias (MA) uma programação foi preparada para mostrar durante os dias 15 e 16 de maio, algumas ações para que se possa mostrar a importância dos Museus , como locais onde a história de um lugar pode ser preservada para as gerações seguintes. Nessa quarta-feira (15), foi realizada uma exposição fotográfica com David Sousa, e uma exposição documental, com o acervo do Memorial da Balaiada, que ficará aberto ao público das 09h às 21h até dia 17.

A exposição intitulada ‘Museu e Fotografia – Educando Gerações’, traz novos olhares sobre o acervo do Memorial da Balaiada. Essas imagens traz novos ângulos para o acervo do Memorial. O Memorial é uma local de Guarda e Difusão da nossa história através da Guerra da Balaiada”, disse David Sousa, fotógrafo.

Nesta quinta-feira (16), será ministrada uma palestra, mostrando o Projeto Tabocas (resgatando a nossa cultura), que será ministrada as 10h da manhã, no auditório do Memorial da Balaiada, pelo Professor Eduardo Almeida.

Todos os anos nós participamos da Semana de Museus. Nós desenvolvemos aqui três exposições: uma com documentos do século XIX e XX; uma Museu e Fotografia – Educando Gerações, de David Sousa; e, uma do artista plástico, Marcos Antônio Lima. Com isso, os caxienses vão conhecer mais sobre o Memorial da Balaiada e outros artistas. Nós elegemos três dias para trabalhar 15, 16 e 17, onde estaremos com as exposições. É Caxias participando da Semana Nacional de Museus e o Memorial da Balaiada tem por objetivo manter viva a história da Balaiada e a História de Caxias”, destaca Mercilene Torres, historiadora e Diretora do Memorial da Balaiada.