UVZ realiza mobilização contra a Dengue ao lado de parceiros no Bairro Ponte
A mobilização contra o Aedes Aegypti chega ao bairro Bairro Ponte nesta sexta-feira (17). Estudantes das escolas, José Castro, Centro Educa Mais Aluízio Azevedo e Tia Edna, participaram da mobilização, que visa levar conscientização aos moradores sobre a importância do controle e combate ao Aedes Aegypti. A mobilização que é realizada pela Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) da Secretaria Municipal de Saúde de Caxias (MA), teve ainda a parceria com a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Ponte.
“Nós ficamos um percurso na Rua Francisco Castro, Vespasiano Ramos, Avenida da Independência, Rua dos Prazeres até chegar aqui na Praça. Aqui temos três escolas importantes, onde os alunos são de outros bairros. Os estudantes vão chegar em casa e fazer a diferença e serão condutores dessa notícia boa. A UVZ vai fazer outras reuniões em outros bairros. Vocês podem observar que Caxias é um dos municípios onde a história é diferente de outros municípios e nós precisamos dessa postura, daquilo que a gente quer para o município”, disse Natanael dos Reis, coordenador da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ).
“Hoje mobilizamos os jovens. Nós dissemos sim a essa mobilização para que a gente erradique esse mosquito. A gente tem que fazer a limpeza da nossa casa. Só podemos combater o mosquito com educação, e para isso temos que estar ombreados com outras pessoas”, disse Balica, gestor do Centro Educa Mais Aluízio Azevedo.
A caminhada contou com faixas e cartazes, onde estudantes, gestores escolares e demais integrantes da comunidade escolar, destacaram a importância do esforço conjunto da sociedade para enfrentar o mosquito Aedes Aegypti, que é transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya. De 2023 a 2024 foram 3.715 mortes provocadas pela Dengue no Brasil.
“A nossa escola foi convidada, a gente fez barulho e esse era o objetivo. A gente fez a nossa parte. Um pneu jogado no quintal, um vidro virado, é perigoso. E, isso, essa mobilização para que as pessoas possam fazer o descarte certo é para o bem de todos”, ressalta Luis Carlos, estudante.
“Eu acho simples o cuidado. É importante não deixar água parada, incentivar outras pessoas. É muito bom porque se a gente não tomar uma atitude, a gente pode perder uma pessoa da nossa família”, disse Kiara Francisca, estudante.
“Não deixar lixo nas ruas, tirar a água dos pneus e cuidar porque o mosquito da dengue está fazendo muitas vítimas”, disse Níkolas de Sousa, estudante.
A mobilização contou ainda com o apoio do: Unidade de Vigilância em Zoonoses, Armazém Paraíba, Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes, Unidade Básica de Saúde do Bairro Ponte; Escolas – Centro Educa Mais Aluísio Azevedo, Tia Edna e Escola José Castro, além da Polícia Militar.