A Prefeitura de Caxias (MA), por meio do Programa Saúde na Escola, das Secretarias Municipais de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) e Secretaria Municipal de Saúde, realizou a entrega de absorventes para estudantes da Escola Antônio Rodrigues Bayma, através do Programa Dignidade Menstrual do Governo Federal. A iniciativa é decorrente das ações do Programa de Proteção e Promoção da Saúde e Dignidade Menstrual, já executadas pelo Governo Federal desde 2023. Em Caxias mais de 50 mil absorventes serão distribuídos.

“É muito importante, é muito novo para nós. Já aconteceu de eu faltar por conta de dores fortes. É bom a gente ter essa confiança de vir e ter um absorvente”, disse Suliana Cristina, aluna.

É muito importante, e assim teremos mais confiança de se por acaso vazar, a gente ter um absorvente aqui. É importante a gente menstruar com dignidade. A gente não vai precisar faltar por vergonha”, disse Yana Paula, aluna.

A distribuição será para o público de 10 a 49 anos em Caxias. Somente esta semana serão mais de 50 mil aborventes entregues pela gestão municipal à todas as meninas e mulheres matriculadas na rede municipal.

É uma política pública de extrema relevância para as nossas alunas, porque as vezes elas passam por dificuldades por não terem como comprar. Nós nos sentimos felizes por estar conscientizando nossas alunas da existência desse direito”, destaca Elisângela Martins, gestora da escola Antônio Rodrigues Bayma.

É uma grande conquista para as mulheres, porque muitas mulheres não têm acesso. A informação e orientação é importante. Muitas meninas e mulheres não sabem. A gente vem com a orientação”, disse Erika Letícia, coordenadora do Núcleo Especializa de Ações e Cuidados para as Mulheres.

Hoje essas meninas não têm tanto acesso. A gente precisa ofertar uma educação de qualidade, e o PSE está abraçando esse programa. A gente sabe que muitas delas faltam as aulas pela falta do produto. E, agora esse programa vem para suprir isso”, disse Kátia Braga, coordenadora do Selo Unicef e Coordenadora da Juventude.

Hoje Caxias passa a distribuir para cada garota de 10 a 49 anos. Porém, somente esta semana vamos distribuir 56 mil absorventes para as matriculadas na rede municipal. É um programa do Governo Federal maravilhoso. É uma política pública, graças à Deus está acontecendo em todo o país. Nesse primeiro momento estamos entregando na própria unidade de ensino. Na próxima semana, elas farão um cadastro na Farmácia Popular, porque a partir do mês que vem elas passam a ir buscar na Farmácia Popular”, frisa Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.