Prefeitura de Caxias (MA) abre campanha ‘Maio Laranja: Se liga na net, quem ama protege’
A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realizou a abertura oficial da campanha “Maio Laranja: Se liga na net, quem ama protege!”, de conscientização e combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura de Caxias e contou com autoridades municipais de diversos órgãos de defesa ao direito de crianças e adolescentes.
A Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Ana Lúcia Ximenes, falou sobre a importância da campanha. “É muito importante pela conscientização que a gente leva à comunidade. Nós sabemos que hoje é uma realidade o abuso e a exploração sexual, temos isso dentro de casa, na rua, por onde quer que a gente ande. Na estrada, por exemplo, na BR tem os postos de gasolina e nós estamos atacando para que a gente possa levar para as famílias esse aconselhamento, essa ajuda para que as pessoas possam entender que a exploração sexual é para a vida inteira, aquilo não sai da cabeça de um ser humano. Hoje a gente vê meninas, crianças, sendo exploradas e esse é um mês de proteção, de cuidado”, frisou.
Marciane Pereira, coordenadora da Campanha Maio Laranja, destacou a programação que vai ser realizada durante todo mês. “Essa campanha tem todo um cronograma que foi elaborado pensando na comunidade e pensando em sensibilizar. Nós temos hoje essa abertura aqui no auditório da Prefeitura, amanhã estaremos de manhã na Praça do Pantheon e a noite na Avenida Senador Alexandre Costa, fazendo panfletagem. Até o dia 30 nós estaremos em escolas, em equipamento da Assistência Social, em hospitais públicos e empresa privada também. O intuito é sensibilizar a sociedade e chamar para essa campanha tão importante”, disse.
A psicóloga do CREAS, Mariana Marinho, destacou o trabalho do equipamento após denuncia de exploração sexual contra crianças e adolescentes. “O CREAS é o serviço de referência, quando a gente fala de violação de direitos, especificamente a violência contra crianças e adolescentes. Então, esse é um serviço de assistência que presta um serviço de orientação, de apoio e de acompanhamento à família e à vítima, que vivenciou essa situação. Nós trabalhamos com atendimentos psicossocial, encaminhamentos à rede, caso seja necessário, e esse serviço de fortalecimento dos vínculos familiares de preservação para que evite que essa violência volte a ocorrer”, disse.
O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, lembrou que todos temos o compromisso em proteger as crianças e adolescentes. “No mês do Maio Laranja, de combate à exploração sexual de crianças e adolescente, a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social vem de forma ativa combatendo tudo isso, pois precisamos alertar as pessoas. Hoje também percebemos o alto índice através da internet, não é atoa que a nossa campanha tem como tema ‘Se liga na net, quem ama protege’, isso dá a demonstração que estamos preocupados em todos os aspectos, no pessoal e na internet”, disse.