Prefeitura de Caxias realiza o lançamento da 7ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (Flict) 2024
Foi realizado oficialmente, nessa quinta-feira (17), o lançamento da 7ª Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT), e a 22ª Feira Municipal de Literatura. O evento contou com a presença de autoridades de Caxias e municípios vizinhos, escritos e colaboradores da Rede Municipal de Educação.
Neste ano, o evento, que é promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), vai homenagear os escritores: Inês Maciel (caxiense) e Stélio Torquato (cordelista cearense), e vai conceder uma menção honrosa ao poeta, Wybson Carvalho.
“Para mim é im reconhecimento em vida do meu próprio povo. Eu já fui homenageado pela UFPI, Academia Maranhense de Letras, e neste ano de 2024 pelas nossas escolas municipais por meio da Semect. Compareçam à Flict, será em julho de 2024, e Caxias é isso: Literatura, Cultura e Turismo”, disse Wibson Carvalho, poeta caxiense.
“A Flict é uma marca na cidade. Na 7ª Flict, homenagear Inês Maciel e o cordelista Stélio Torquato, é muito importante. Quando a Flict lança os concursos literários, onde os jovens podem participar, a gente fica feliz. Então, a Flict é um sucesso, e parabéns a Secretária Ana Célia”, disse Mercilene Barbosa, historiadora.
A Flict será realizada de 2 a 4 de julho de 2024 no Parque Ambiental, no Bairro Pirajá, e traz como tema: ‘Por uma arte que traz a cultura da paz’. Os trabalhos dos escritores homenageados serão trabalhados nas escolas municipais, e durante a realização da Flict, todos farão as apresentações.
A Secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, Ana Celia Damasceno, falou sobre as novidades do evento este ano.
“Muitas novidades vão vir à nossa FLICT, pode ter certeza. Você que ama literatura, que gosta de turismo literário, venha para a nossa cidade acompanhar todos os nossos encontros. Estamos fazendo um lançamento magnífico, porque estamos trazendo todos os 53 escritores aqui presentes, que estiveram na Flict no ano passado e estão novamente, essas pessoas são muito bem-vindas e esse ano nós vamos falar sobre a paz”, contou.
A coordenadora de Memória e Cultura da Semect e coordenadora da Flict, Francigelda Ribeiro, destacou a programação da Feira de Literatura.
“É sempre uma data memorável o lançamento da Flict, desde 2018 que o evento é marcado por uma programação muito bem planejada. Inicia com o lançamento do evento e a sua culminância depois de alguns meses de trabalho. Desde 2018, até hoje, todas as edições da Flict contaram com uma participação ativa da sociedade caxiense, da sociedade maranhense e de tantos outros estados”, disse.
Elany Morais, escritora e professora, ressaltou a satisfação de participar mais um ano da Flict.
“Para mim é sempre um privilégio participar dessa Feira Literária, há muitos anos que eu venho participando e é sempre uma alegria, é sempre uma satisfação. É uma honra poder participar desse evento tão importante para a cultura caxiense”, finalizou.
Na oportunidade, também foram feitos os lançamentos dos editais dos Concursos Secretária Mirim e O Jovem, a Cidade e o Patrimônio e da 3ª edição da Revista Spatio Plures, reverberações da Flict, que traz as impressões dos mais de 50 escritores que participaram na edição de 2023 da Flict.