No penúltimo dia da Campanha Maio Laranja, nessa terça-feira (28), a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), realizou uma caminhada pelo Centro Histórico de Caxias (MA), para convidar os caxienses a colaborar com o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
A campanha Maio Laranja é desenvolvida pela Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS). A campanha segue as diretrizes da Lei Federal 9.970/2000, cujo objetivo é sensibilizar, informar e convocar a população a se engajar na luta contra a exploração e o abuso sexual infantil.
“Nós visitamos escolas, hospitais, e o nosso maior objetivo é conscientizar pessoas contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Sempre chega alguém durante as nossas abordagens chorando, ou se retraindo quando a gente toca no assunto. O importante é ficar atento. E, é preciso que você tenha coragem para denunciar”, disse disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.
“Nós trabalhamos o ano todo, mas o mês de maio a gente foca um pouco mais na campanha. Hoje estamos fazendo essa caminhada no Centro de Caxias, para que possamos abraçar essa causa. Toda a população precisa saber a importância de proteger as nossas crianças”, destaca Ana Lívia, secretária municipal adjunta de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS).
“Não é um trabalho que se encerra agora. No mês de maio fizemos ações em muitos lugares com grande público. As vezes a gente acha que não acontece na nossa realidade, e acontece em famílias bem estrutudadas, então a gente tem que estar atentos”, disse Géssica Negreiros, psicóloga do CREAS.
“Estamos com uma Caminhada Laranja para sensibilizar a sociedade, sobre o quanto é importante no enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. Nós já fomos em escolas, hospitais, empresas privadas. O encerramento será neste dia 29 de maio no Mirante da Balaiada as 16h”, disse Maciane Pereira, coordenadora da proteção especial.
A Campanha Maio Laranja teve o seu dia D em 18 de maio, remotando o crime ocorrido em 1973, o caso “Caso Araceli”. Araceli Crespo, uma menina de apenas oito anos, foi sequestrada, drogada, estuprada e assassinada em Vitória, no Espírito Santo. Por isso, todos os anos a Campanha Maio Laranja trabalha informações para que crianças e adolescentes sejam protegidas do abuso e exploração sexual.
A campanha tem seu encerramento em Caxias (MA), no Mirante da Balaiada, nesta quarta-feira (29), a partir das 16h.
Os contatos para denúncias disponibilizados pela SMADS, são os seguintes: Conselho Tutelar: (99) 99953-7489; CREAS: (99) 98109-0161e Disque 100.