Prefeitura de Caxias (MA) transfere com sucesso para Hospital da Ilha em SL bebê cardiopata com três meses de vida
Nessa terça-feira (28), a Prefeitura de Caxias (MA) conseguiu regular para estrutura de saúde do estado, em São Luís, com sucesso, um bebê cardiopata de três meses de vida, identificada como Davi, que veio da cidade de Afonso Cunha, depois que nasceu, e estava internado na Maternidade Carmosina Coutinho. A mãe da criança, Deane Teixeira, destacou a situação do bebê e agradeceu ao tratamento dispensado na Maternidade e pela vaga aberta no Hospital da Ilha na capital.
“O meu bebê é cardiopata e precisa passar por uma avaliação para saber se precisa ou não fazer uma cirurgia. Ele tem três meses de vida. A gente fez o exame e descobriu que ele é cardiopata, tem dois buraquinhos no coração dele. Essa vaga é a esperança de que ele vai ficar bem para que a gente volte para a casa”, disse Deane Teixeira, mãe da criança, moradora da cidade de Afonso Cunha.
A transferência foi realizada pela Unidade de Suporte Avançado do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU). A enfermeira destaca que a criança recebeu todo acompanhamento que a Maternidade dispõe.
“Nós conseguimos a transferência dele. É um bebê que apresentava muita sudorese, ele tem um problema cardíaco. Ele vai ter uma avaliação de um cardiologista e essa transferência é bom para a criança e para a gente, pra mãe”, disse Polyana Jansen, enfermeira.
OUTRAS TRANSFERÊNCIAS
A Prefeitura de Caxias (MA), conseguiu fazer regulação de dois pacientes para a tratamento na Capital, junto à rede de saúde do Estado, na noite da última sexta-feira (24), para o Hospital Infantil Juvêncio Matos, uma criança de apenas 4 meses de vida, após abertura de uma vaga em uma UTI Pediátrica. O bebê estava sendo acompanhado desde o nascimento na Maternidade Carmosina Coutinho. A mãe da criança, natural de Coelho Neto, Eurilane de Oliveira, emocionada, agradeceu pelo trabalho. A criança nasceu com uma hérnia inguinal, e precisava passar por uma operação, que só é realizada na capital. O traslado foi realizado pela Unidade de Suporte Avançado do SAMU Caxias (MA).
Também nessa sexta-feira (24), pela manhã, a Prefeitura de Caxias e o Governo do Estado transferiram para uma UTI pediátrica, com suporte de neurologista na Capital, uma criança de 6 anos que tem doença rara e degenerativa, identificada como Lipofuscinose. O SAMU conduziu a criança do Complexo Hospitalar Gentil Filho, onde ela estava sendo acompanhada e recebendo os cuidados, para o Quartel da PM em Caxias (MA), sendo embarcada com sucesso no Helicóptero do CTA.