As Secretarias Municipais de Saúde e Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio do Programa Saúde na Escola, realizaram o Dia D do Programa Dignidade Menstrual, nessa terça-feira (28). As escolas que receberam a ação foram: a UIM Hélio de Sousa Queiroz, UIM Prof. Arlindo Fernandes de Oliveira e a EM Antenor Viana Gomes Jr.

O momento contou com palestra sobre Dignidade Menstrual e distribuição de absorventes para alunas da unidade. Francisca Rodrigues, gestora geral da UIM Hélio de Sousa Queiroz, agradeceu a ação. “É uma grande iniciativa para a nossa comunidade, para nossas alunas, porque são pessoas carentes. A gente necessita desses programas dentro da escola e tudo que vem para a nossa escola é bem aceito. Isso também trabalha a parte higiênica das meninas, mais informações que agregam para elas”, disse.

Debora de Cássia, gestora adjunta da UIM Hélio de Sousa Queiroz, falou sobre a importância da ação. “É uma ação necessária, pois a menstruação, infelizmente, ainda é tomada como um tabu na sociedade, principalmente para as mulheres que atravessam esse período menstrual, ela é sempre tida como um processo de isolamento, de vergonha para essas meninas. Então, quanto mais informações chegarem a elas, mais preparadas elas estarão para atravessar esses períodos menstruais, que é natural, um processo fisiológico do corpo da mulher”, disse.

A coordenadora do Programa Saúde na Escola, Shirley Almones, ressaltou as ações do Programa. “Nós temos mais de 100 escolas para fazer essas entregas, até meados de junho nós vamos estar com todas feita. São 17 mil pacotes de absorventes para fazer essas entregas”, contou.

A aluna, Fernanda dos Santos, de 15 anos, participou da palestra e gostou das explicações e como será importante ter acesso aos absorventes. “Eu achei massa, porque tem gente que não tem condição de comprar. O que mais te chamou a atenção foi do jeito que elas explicaram, pra quem não sabe se higienizar direito”, contou.

“Eu achei muito bom, porque tem muitas pessoas que não têm acesso ao absorvente, e com isso tudo, com esse projeto do governo, vai ajudar muitas pessoas que não têm condição”, frisou a aluna Jenifer Karine.