A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa segunda-feira (10), a entrega de três salas denominada “Cantinho da Leitura”. A ideia é proporcionar mais interesse pelo mundo da leitura a todos os estudantes.

“Gosto muito de ler essas coisas, desenhar, estudar, brincar um pouquinho, brinco lá em casa aqui só um pouquinho, porque o sino bate aí tem que voltar para sala, aproveito o último de balançar, aí eu não brinco só um pouquinho com meu irmão”, disse a estudante Isabelle Cristina.

As três salas da UEM Jadihel Carvalho, no bairro Teso Duro, contam com climatização, acervo de livros didáticos e um espaço amplo para os alunos. As novas salas homenageiam as professoras Maria do Socorro, Joana e Marly.

“Trabalhei aqui desde 2012 e encerrar minha carreira tendo essa homenagem aqui na escola Jadihel Carvalho é muito significativo. Não é porque já colaborei aqui na escola, mas essa instituição sempre foi bem organizada. Agora que estou me afastando saindo da rede pública de ensino e me sinto privilegiada de estar entre os homenageados da sala de leitura que irá contribuir bastante para o desenvolvimento dos estudantes”, disse a professora, Joana Darc

“Olha eu estou muito agradecida pelo reconhecimento de meu trabalho aqui na escola, foi um desbravamento há muitos anos atrás. Há uns 15 anos, né? Um público muito carente que precisava de todo suporte da equipe de professores desbravando conhecimento a leitura. Sempre busco acompanhar todo a programação do desenvolvimento da escola e a direção continuou com o nosso trabalho, isso é muito gratificante e eu fico muito honrada e agradeço pelo esse convite e a homenagem”, falou a professora Marly Oliveira

O investimento feito pela gestão municipal nas 60 salas de leitura, busca ainda ofertar uma melhor promoção da leitura e do conhecimento para os estudantes.

“Com toda certeza é muito importante. Isso faz parte da grande adesão em programa toda criança alfabetizada na idade certa do Governo Federal. O governo do Prefeito Fábio Gentil fez a adesão de mais de 60 cantinhos de leitura para as escolas públicas de Caxias, e estamos nesse momento entregando os primeiros cantinhos de leitura aqui na escola Jadihel Carvalho. E, a escola como sempre fazendo a diferença colocando o nome de professores (as), a exemplo nossa querida professora Marli fazendo a gente cada vez mais valorizar os nossos companheiros professores e nesse momento em vida, e isso é muito importante. Essa adesão significa muito entendamos que a leitura e a escrita é o ponto a pé inicial para toda criança alfabetizada e é o que nós queremos na nossa cidade, as crianças com desenvolvimento educativo da melhor forma possível,” destacou Ana Célia Damasceno, secretária Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect).