A articulação do Selo Unicef reuniu a equipe Intersetorial do Selo Unicef na sala de reuniões da Prefeitura de Caxias (MA), para traçar as últimas estratégias para a realização do Fórum do Selo Unicef, que será realizado a partir das 08h, do dia 20 de junho de 2024, no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias (MA).

“Na saúde nós estamos discutindo alguns indicadores. Essas ações são muito importantes, principalmente envolvendo outros setores porque é multidisciplinar. E, principalmente para mostrarmos no Fórum que vai acontecer no município”, lembra Andreia Almeida, Suplente do Selo Unicef na Saúde.

“As metas que a gente tem na Assistência nós só vamos traduzir esses números no Fórum. A gente lembra que o recorte do Selo é de 2021 a 2024. Nós vamos priorizar os trabalhos que são as famílias atendidas pelos CRAS e crianças da primeira infância”, ressalta Luis Ricardo, psicólogo da Assistência Social.

Durante a reunião foram pontuados os indicadores que já foram atualizados nas plataformas do Unicef, e as que ainda precisam ser cumpridas. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

“É obrigatório que tenha o NUCA no Selo. E, chegou o momento de mostrar para a sociedade o que foi feito. Nós estamos querendo realizar algo ainda sobre o eixo climático com o NUCA ainda antes do Fórum”, destaca Luís Gustavo, mobilizador jovem do Selo Unicef.

“A gente está alimento o sistema com todos os casos atendidos pelo município, onde vem elencados os dados, as ocorrências, dos dados das crianças e dos responsáveis. Então, é de suma importância a alimentação desses dados”, frisa Daenys Lana, Conselheira Tutelar.

A cidade de Caxias participa do Selo Unicef na gestão do Prefeito Fábio Gentil pela segunda vez e tem avançado no cumprimento dos objetivos para que possa manter o Selo.

“Nós analisamos os indicadores para saber o que ainda está faltando realizar. E, neste dia 20 nós vamos apresentar no Fórum o que já foi feito e o que precisa melhorar. O resultado será mesmo só no final do ano de 2024, porque a partir do segundo semestre será feita a avaliação de tudo que for entregue até 30 de junho”, explica Kátia Braga, articuladora do Selo Unicef.