A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou a última programação Junina da Feirinha da Gente, nesse domingo (16), antes do São João Que a Gente Quer. A abertura das atrações foi com Jim Mendonça com músicas que remontam o período junino.

“A gente tem que se adaptar a cultura da cidade. E, estou fazendo isso, estou vivendo, tenho muito apreço pela cultura de Caxias (MA). Eu queria até abrir os olhos dos contratantes, porque aqui temos uma base cultural muito diversa”, disse Jim Mendonça, cantor.

Em seguida os projetos sociais se apresentaram: Dança Portuguesa, do Centro da Juventude do Bairro Ponte; o Carimbó do Centro da Juventude do Bairro Volta Redonda, Carimbó do Centro Comunitário do Bairro Salobro.

A gente veio com o grupo para representar a cultura e pretende trazer uma boa apresentação a cada ano. A medida em que vai chegando pessoas, a gente vai inserindo no grupo”, disse Raine Cristina, integrante do Carimbó do Centro da Volta Redonda.

“Eles vão para aprender e praticar alguma coisa. É uma dança muito bonita, e nós ensinamos todas as técnicas. Tem uns que começam a trabalhar e vão deixando a gente, mas tem outros que vão chegando, então o grupo está sempre se renovando”, disse Inaldo Colaço, professor de dança do Centro da Juventude do Bairro Ponte.

Temos o carimbó com as meninas da 2ª infância. E, graças à Deus a gestão está nos apoiando. E, as meninas adoram estar dançando. Nós temos 70 crianças na 1ª infância e 2ª infância tem mais de 80 crianças, é uma demanda grande”, disse Maria Rita, coordenadora do Centro Comunitário do Salobro.

O Boi Encanto de Caxias (MA), com o tema: ‘Maranhão de Encantos e Encantarias’ desfilou sua cultura. O boi que agora está na categoria A dos Bumba Bois do Maranhão fez os brincantes da Feirinha dançar junto com os vaqueiros e as índias durante a apresentação. O boi também vai estar no São João Que a Gente Quer 2024.

A Junina Beija For dos Cocais também se apresentou levando muita animação a todos os presentes.

“O tema desse ano é: ‘Banzo – paixão da alma’. Banzo era uma doença que afetava os negros durante a escravidão, porque eles sentiam saudade da sua terra, de um amor deixado. E, muitos deles recorriam à morte para acabar com esse Banzo. E, a Junina faz essa reparação histórica. Porque quando em 13 de maio de 1888 houve a libertação dos negros, o Império não libertou eles, porque não era só dá liberdade, tinha que dá moradia e condições de vida, e isso não aconteceu, fazendo com que muitos negros voltassem a ser escravos. E, o nosso espetáculo faz o caminho inverso levando os negros de volta para a África para devolver a eles o real estado de pertencimento”, disse Rogério Lima, marcador da Junina Beija Flor dos Cocais.

A jovem Karen Belart, novidade na música caxiense estreou no palco da Feirinha da Gente e colocou todo mundo para dançar. Com 8 anos de atividade musical, a jovem tem como aposta a música paraense, mas nesse São João adaptou o repertório para contemplar a cultura Nordestina.

“O nosso projeto tem músicas do Pará porque eu sou de lá. E, o que eu posso falar é que o meu projeto traz muitas coisas boas para vocês, muitos ritmos, forrozeiro, e pode ter certeza que vamos sempre entregar o melhor, do Calypso, Melody, e muito mais”, disse Karen Belart, cantora.

Agora os caxienses vivem a expectiva do São João Que a Gente Quer, que será realizado no período de 20 a 30 de junho no Parque da Cidade, em Caxias. Tem Vila Junina com muitas atrações, Festival Estadual de Juninas Estilizadas, além das grandes bandas, grandes bumba bois do Maranhão, além de atrações locais e regionais. Caxienses e visitantes são convidados a prestigiar o maior São João do Maranhão em Caxias (MA).