Nesse fim de semana, sábado (15), e domingo (16), o Ginásio de Esportes Mundico Santos, recebeu o 4º Festival Regional de Quadrilhas Estilizadas, que teve o apoio da Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, e Liga de Quadrilhas Juninas da Região dos Cocais (LIQUAJUCO).

“Nós fomos procurados pela Associação das Juninas para que a Prefeitura de Caxias pudesse sediar a regional e o estadual. E, prontamente a Prefeitura de Caxias se colocou a disposição para trabalhar o que fosse possível e necessário. Caxias agrega trazendo para cá a possibilidade dos municípios Duque Bacelar, Codó, Timon, dentre outros possam trazer suas juninas estilizadas. E, nessa disputa salutar a gente possa trocar conhecimentos. Com isso, Caxias externa para o Maranhão todo, como se investe em cultura”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

Ao todo, 13 quadrilhas da Região dos Cocais se apresentaram e foram avaliadas. O objetivo do Festival foi escolher 4 Juninas, para o Estadual de Quadrilhas Estilizadas, que será em Caxias (MA), logo no início do São João Que a Gente Quer, no Parque da Cidade.

“Estamos promovendo a eliminatória da etapa regional. Vão ser tiradas 4 juninas que vão fazer parte do estadual, que será realizado nos dias: 21, 22 e 23 no Parque da Cidade aqui em Caxias”, destaca Francisco Sousa, Presidente da LIQUAJUCO.

“Como são apenas 4 juninas, o que eu tenho a dizer é que é impressionante o que as Juninas vêm fazendo, principalmente na região dos cocais. A Junina Sai de Baixo vem trazendo ‘meu país Nordeste’. É um casal que sonha em conhecer o Nordeste”, disse José Wellington, representante da Junina Sai de Baixo.

“A expectativa é melhor possível. Estamos trazendo o tema – uma história de amor em uma noite de quermesse. Vamos dá o nosso melhor”, disse Fernando Saraiva, representante da Junina Zé da Roça.

O evento também homenageou a produtora cultural, Roxinha.

“É uma luta grande, mas fazemos com amor. E, um reconhecimento prestado em nossa cidade pelo trabalho realizado pela Junina Sai de Baixo, é um orgulho muito grande. E, através desse trabalho temos ajudado muitos jovens”, disse Roxinha, Produtora Cultural.

Rainhas da Diversidade, Rainhas Majestades, casais de noivos e juninas. Cada junina deu o melhor de cada uma delas para conseguir apresentar o melhor resultado.

“A expectativa é sempre um mistério. São trabalhos de diferentes grupos culturais, a gente se sente muito cobrada, mas estamos felizes por estarmos aqui”, disse Mayerle Oliveira, Rainha.

“É muito prazeroso representando minha junina e vou dá o meu melhor”, frisa Jéssica Rocha, Rainha.

“Que seja um São João maravilhoso para todos nós. Ainda não fui Rainha, e está sendo uma experiência muito diferente este ano na Tradição do São João”, destaca Érica Sousa, Rainha.

“Há 8 anos atrás eu já queria participar desse momento. É uma sensação maravilhosa participar desse concurso. É a realização de um sonho participar desse concurso”, afirma Tamires, Rainha da Junina Sai de Baixo.

Após as disputas o resultado foi divulgado pelo corpo de juradas.

RESULTADO MARANHÃO JUNINO-ETAPA COCAIS

MELHOR MARCADOR: ARCO IRIS DO CANGAÇO 29,9