Nesta terça-feira (18), órgãos da Prefeitura de Caxias (MA), participaram do lançamento do Programa de Desenvolvimento Territorial (Prodeter) do Banco do Nordeste. O PRODETER, é uma estratégia do Banco do Nordeste do Brasil (BNB), visa fortalecer as atividades econômicas locais e promover inovações tecnológicas nas cadeias produtivas. O Plano atual será focado na bovinocultura de corte no território do Cocais, com destaque para Caxias, São João do Sóter e Duque Bacelar.

O Programa Prodeter visa unir instituições, onde cada um oferece cursos e capacitações, e o Banco entra com o crédito orientado, fazendo com que a pessoa possa gerar frutos, que é um trabalho social do Banco também. Existe o Prodeter urbano e rural, hoje estamos lançando o rural, e a atividade é a bovinocultura de corte. Por enquanto, estamos em Caxias, Duque Bacelar, Caxias e São João do Sóter. O processo de crédito dentro do Banco é o mesmo como se fosse qualquer cliente”, destaca Jáder Ribeiro, Agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste.

A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio é uma das secretarias mais diretamente envolvidas nesse momento, em que o Programa vai estar voltado para o setor rural.

Nós vamos colaborar na mobilização e nas ações da agricultura voltada aos agricultores de bovinos. Esse eixo trabalhado agora é a bovinocultura de corte. Tem uma série de pesquisas e informações e crédito. No passado a gente trabalhou esse programa, mas foi com avicultura, que foi um sucesso. E, a gente espera concluir o de bovinocultura com muito sucesso. Nós vamos entrar como parceiros, existe uma série de procedimentos a serem tomados, e a gente entrando com a mobilização e assistência técnica, a gente eleva ainda mais esse programa”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA).

Além da SEMAPA, outros órgãos municipais também marcaram presença, a exemplo da Secretaria Municipal de Indústria, Tecnologia e Comércio (Semitec) e coordenação de Direitos Humanos e Inclusão Produtiva. Além disso, uma rede de parceiros que também faz parte da preparação, os interessados em acessar o crédito orientado do Banco para desenvolver a atividade, a exemplo do: Instituto Federal do Maranhão (IFMA) Campus Caxias (MA), Banco do Nordeste, Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural (AGERP), Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (AGED).

Nós estamos falando de desenvolvimento territorial, que não acontece sem educação. Nós estamos formando pessoas nos cursos de ciências agrárias, zootecnia, produção alimentícia, e nós estamos com esses alunos que podem trabalhar. Eles podem dar capacitação para esses produtores. O IFMA pode ser esse local que pode ministrar algumas capacitações daqueles produtores que vão participar do Prodeter de 2024″, ressalta Luís da Paixão, diretor do IFMA Campus Caxias (MA).

Essa estruturação da bovinocultura de corte, ela demanda a presença de vários parceiros. E, a AGED entra com a certificação sanitária desses animais. Os criadores que vão participar devem estar cadastrados e os animais que vão ser adquiridos devem ter um controle sanitário”, frisa Nádia Medeiros, chefe da AGED Caxias (MA).