Foi realizado nessa terça-feira (18), o primeiro dia de Capacitação sobre Manejo de Caracóis Africanos, que teve como público-alvo, Agentes de Combate às Endemias. O momento foi dedicado para esclarecimentos e cuidados que devem ser tomados com a espécie de molusco exótico, que virou praga em todo o país, e que são hospedeiros de vermes que causam doenças graves.

A atividade está sendo coordenada pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP), da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Maryanne Morais, coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da UVZ, destacou a importância da atividade. “Como nós já trabalhamos no âmbito da vigilância em saúde, é importante orientarmos os Agentes de Combate às Endemias a detectar as áreas que possuem esses caracóis, para que eles possam estar fazendo orientações a população sobre como realizar o manejo, pois se deve ter todo cuidado devido ao risco de transmissão de doenças”, frisou.

A palestrante da capacitação, Raydelane Pinto, ressaltou os cuidados para o manejo do caracóis. “É importante nunca manusear esses moluscos com a mão sem proteção, é necessário utilizar EPI’s como luvas, colocar eles em um saco plástico e direcionar a Unidade de Vigilância de Zoonoses”, finalizou.