O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a articulação do Selo Unicef e a Prefeitura de Caxias (MA), realizou, juntamente com a equipe Intersetorial do Selo Unicef, o II Fórum do Selo Unicef. O evento aconteceu no auditório da Prefeitura Municipal de Caxias (MA), com a presença de crianças e adolescentes, além dos órgãos da saúde, assistência social, educação e os demais órgãos integrantes que defendem os direitos de crianças e adolescentes.

“Nós precisamos da criança vacinada, precisamos da criança atendida na saúde, precisamos da criança na escola, precisamos da criança na Assistência Social. Então, nós precisamos pensar nos direitos das crianças e adolescentes. Para que possamos funcionar essa garantia de direitos, é preciso que se trabalhe em rede. Nós estamos a caminho da certificação”, disse Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

“É uma satisfação estarmos nessa fase do Selo Unicef, que é muito importante para o município, pelas ações que vêm sendo desenvolvidas. As metas de vacinação estão sendo alcançadas, onde estamos buscando pelas crianças que deixaram de se vacinar durante a Pandemia. E, esse ano temos um avanço grande com relação a cobertura vacinal, porque vamos diminuir riscos à saúde ou minimizar as sequelas das patologias que elas evitam”, frisa Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde.

“O objetivo do Selo, é levar Caxias ao rumo da certificação, e cada vez mais melhorando a educação. A minha escola entrou em tempo integral para que a educação possa melhorar”, disse Maria Vitória, estudante.

“Nós temos que ofertar vagas para todas as crianças. E, depois trabalhar a permanência na escola. E, a permanência se dá com um cuidador para as crianças com deficiência, de um profissional para crianças com deficiência na aprendizagem, um acompanhamento com os pais com o plantão social. O que temos feito é trabalhado para que as metas sejam alcançadas e potencializar as metas. Outro ponto que finalizamos, foi o plano municipal pela primeira infância”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

O Fórum teve por objetivo, apresentar os resultados alcançados de 2021 até 2024, e quais as metas devem ser alcançadas. Dentre elas: vacinação, escolarização, aprovação do Plano da Primeira Infância, além da estruturação de uma rede sócio assistencial, que ampare as crianças e adolescentes. O Selo UNICEF é uma iniciativa do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), para estimular e reconhecer avanços reais e positivos na promoção, realização e garantia dos direitos de crianças e adolescentes em municípios do Semiárido e da Amazônia Legal brasileira.

“Nós estamos aqui no II Fórum, para que a gente conheça os resultados que tivemos das ações, para que a gente pudesse impactar os indicadores sociais. Até o dia 30 de junho temos que enviar a documentação. E, aí tem a avaliação do município. O Selo Unicef é uma estratégia que auxilia os municípios, no fortalecimento das políticas voltadas para crianças e adolescentes”, destaca Kátia Braga, articuladora do Selo Unicef.

“O Selo continua, mas o Unicef tem prazos. E, o que estamos fazendo é prestando contas das ações que foram feitas e executadas, o que precisa fortalecer. É um balanço das ações realizadas”, frisa Luis Gustavo, mobilizador Jovem do Selo Unicef.

“O Fórum é puxado pelo CMDCA, para que todos os envolvidos apresentem suas metas, mostrar como está o andamento. Porque estamos na reta final, e a gente precisa saber como é que está todo o processo. Acredito que até onde a gente avaliou está bem, e certamente receberá o Selo Unicef. Não finaliza hoje, ainda tem ações para acontecer. E, nós temos até dia 29 de junho para finalizar tudo. “, frisa Diego Assunção, presidente do CMDCA.

O Selo UNICEF contribui ainda, para o alcance de 8 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), agenda global acordada por todos os Estados Membros das Nações Unidas até 2030. A cidade de Caxias, participa do Selo Unicef na gestão do Prefeito Fábio Gentil pela segunda vez.

“O nosso objetivo é continuar mantendo esse grande Selo. Eu tenho certeza que Caxias está no caminho certo. A valorização das crianças na educação, na assistência social e na saúde, tem contribuído para que possamos manter o Selo Unicef. Todos estão com o mesmo propósito”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).