Caxias (MA) abre São João Que a Gente Quer 2024 com quadrilhas, Boi de Axixá, Márcia Felipe e muitas outras atrações

Começou nessa quinta-feira (21), o maior e melhor São João do interior do Maranhão, o São João Que a Gente Quer 2024, promovido pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

Serão 11 noites de muita animação, até 30 de junho, o Parque da Cidade se transforma no espaço da cultura nordestina, com apresentações culturais, artistas locais, regionais e nacionais, além das deliciosas comidas típicas e muita alegria.

Na abertura do evento, a primeira atração cultural a se apresentar no tablado foi, a quadrilha caipira Saca Tampa que mostrou, em mais um ano, sua criatividade e irreverência, seguida pela quadrilha Os Pimentinhas.

“Essa quadrilha é uma quadrilha que o público gosta, aqui todo mundo grita. Nós somos uma animação forte pros povos, tá entendendo? Todo lugar que nós estamos, só arrasamos, tá entendendo? E essa aqui é a nossa Pimentinha que arrasa. E, esse é o nosso primeiro arraial do ano, com grande alegria vamos nos apresentar no São João Que a Gente Quer”, ressalta o puxador da quadrilha Os Pimentinhas, Francisco Anderson.

Com 42 integrantes, a Brilhar Junina, da Vila Alecrim, também se apresentou no tablado do Parque da Cidade na primeira noite do São João Que a Gente Quer 2024. A coordenadora Leila Rodrigues falou da satisfação em participar do arraial de Caxias.

“Somos da Vila Alecrim com tem outros componentes de outros bairros, mas a força maior mesmo é do próprio bairro. É uma tradição gostosa, é uma cultura muito boa de se trabalhar. E assim, a gente começou com um pouquinho de menino, em uma única noite e inventamos ali do nada, e hoje nós já estamos no nono ano. É um incentivo muito bom da prefeitura de Caxias é importante pra nossa caipira. Nossa quadrilha caipira é tudo na nossa cultura”.

A mulherada do projeto Mulheres em Movimento, também animou o público na primeira noite do São João Que a Gente Quer. Foram quase dois meses de ensaio, produção pra fazer bonito no melhor São João do interior do Maranhão. Com o tema: ‘Dançando para não dançar’, a quadrilha também aproveitou para falar sobre o ‘Protocolo Não é Não’, que visa a proteção das mulheres nesse São João.

“Hoje nós temos 1.750 mulheres, são senhoras e donas de casa, que têm o direito também de ser felizes, de se divertir. Elas têm dito pra gente que saíram do sedentarismo, melhoraram o peso, fizeram amizade com outras mulheres, se integraram, e estão com a autoestima lá em cima cima. Elas são mulheres que vão ensaiar todo dia nas praças e estão melhorando o relacionamento delas com os esposos, com os filhos e com as amigas”, explica o coordenador do Programa Mulheres em Movimento, Nandos Santos.

O tema escolhido pela Junina Estilizada Zé da Roça foi ‘Uma história de amor em uma noite de quermesse’ para a temporada 2024. O grupo, composto por 100 brincantes (entre dançarinos e organização) encantou o público que compareceu ao Parque da Cidade na primeira noite do São João Que a Gente Quer.

“Pra mim é sempre um grande prazer fazer parte desse mundo cultural. Então, o meu primeiro contato com a quadrilha foi com a Junina Zé da Roça. Eu gosto de contar essa história de que eu sempre quis dançar na escola aquelas quadrilhas caipiras, mas eu nunca tive a oportunidade. Então, assim que eu me vi tendo a oportunidade de entrar nesse meio junino, eu me joguei. Então, eu tô junto com a quadrilha desde 2018, iniciei a minha trajetória como rainha da quadrilha. Hoje, eu sou a noiva e eu só tenho a agradecer. É um desafio, a gente fica um pouco nervosa, ansiosa, mas a gente também fica muito feliz pela responsabilidade que é no Estado, porque se eles nos dão uma responsabilidade é porque eles confiam o nosso trabalho”, ressalta a noiva da Junina Zé da Roça, Mayerli Oliveira.

Fechando as apresentações no tablado montado no Parque da Cidade, o dono do mais antigo sotaque de orquestra do Maranhão, o Boi de Axixá, que há 65 anos encanta os maranhenses e os brasileiros mundo afora. O grupo é formado por 120 brincantes – entre índias, vaqueiros campeadores e de fita e orquestra, um espetáculo que fez o público dançar, cantar e acompanhar de perto cada movimento dessa rica expressão artística e cultural maranhense.

“A temporada está sendo maravilhosa, assim como em todos os anos, o Boi de Axixá é mutio solicitado. E, a gente teve que despachar vários convites por causa do mês de junho ser tão curtinho e as pessoas fazem os arraiais na mesma época. Estamos muito felizes por estarmos levando alegria. Por onde a gente passa, as pessoas sentem essa emoção, sentem nostalgia em lembrar do namorado, da mãe, despertamos as memórias afetivas. E estamos trazendo toadas antigas que muitas pessoas choram em escutar porque são toadas que fazem parte da vida das pessoas. Afinal, são 65 anos”, ressalta a Presidente do Boi de Axixá, Leila Naiva.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, marcou presença na abertura do São João Que a Gente Quer, percorrendo todos as espaços montado no Parque da Cidade, e falou da satisfação em promover a diversidade cultural de Caxias e do Maranhão.

“Há oito anos, a cidade de Caxias apresenta o maior São João do interior do estado do Maranhão, e a sensação é imensa. Primeiro, durante oito anos, não tivemos um incidente, uma briga se quer, sinal de respeito e valorização, apresentando a cultura como um todo, a dança do boi, do Lili, das quadrilhas, das juninas, das estilizadas, todo o aspecto cultural de Caxias está sendo apresentado aqui no Parque da Cidade. O público presente de senhores e senhoras, pessoas idosas, avós, crianças todos estão aqui, isso é sinal de garantia e segurança, e nós primamos muito pela segurança. Todas as revistas são executadas na entrada, na manutenção de tudo isso. Vamos continuar trabalhando porque o São João é pra se divertir, é pra brincar e não brigar. E visitando as barracas, percebemos o quanto todos estão vendendo, sinal e sinônimo de prosperidade de pessoas que vêm pra cá pra complementação sua renda, juntando o útil ao agradável. Mas tudo isso só é possível com a presença do público. Hoje aqui está lotado, mas falta você aí. Durante onze dias, nós vamos estar aqui esperando você, pra conhecer a cultura de Caxias, pra aplaudir a cultura de Caxias e, acima de tudo, para estarmos juntos divulgando aqui o que nós temos de melhor”, afirma Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).

VILA JUNINA
Outro espaço montado no Parque da Cidade, que reúne muita gente é a Vila Junina. No local, o visitante tem a oportunidade de conhecer diversos pontos turísticos de Caxias, como o largo de São Benedito, e outros espaços que marcaram gerações. Pode reviver a tradição do passeio na praça e conhecer locais que marcaram a história da Princesa do Sertão, como o cabaré da Diracy, a farmácia São Benedito, União Artística Caxiense, Igreja de São Benedito, dentre outros espaços, além de um espaço para as apresentações de Reggae.

Por volta das 23h30, subiu ao palco principal do Parque da Cidade, tirando a multidão do chão, a fenomenal do Brasil, a cantora Márcia Felipe e banda.

“Estamos muito felizes e gratos por estarmos junto dessa galera de Caxias e estamos trazendo música nova que se chama ‘A Mulher Mais Foda do Brasil’, do novo DVD que gravamos em Teresina, os vizinhos, e aquelas músicas que marcaram a nossa carreira, com o Quarto Sorriso, Ponto de Partida, Se Você Quer Saber, Mais Que Isso, Se Tivesse Cuidado, entre outros, e a gente mistura procurando trazer um repertório eclético pra que todo mundo venha se divertir, levar aí o show do coração”, fala a cantora Márcia Felipe, cantora.

Fechando a programação da primeira noite, do São João que a Gente Quer, a prata da casa, o canto Jefferson Costa.

“É um prazer estar aqui, a gente agradece o convite da Prefeitura em parceria com a secretaria de Cultura de estar fortalecendo a nossa carreira, e já são oito anos de alta justamente por conta de eventos como esse que nos dão a oportunidade de aparecer e tocar num palco desse pra um público gigante”, frisa o cantor.