A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), através da equipe técnica do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Pirajá, realizou uma palestra informativa para os idosos que fazem parte do Centro de Convivência dos Idosos (CCI) da Trezidela. O objetivo deste encontro foi sensibilizar e informar os idosos sobre a problemática do trabalho infantil, abordando suas causas, consequências e formas de combate.

A palestra teve início com uma apresentação detalhada sobre o que constitui trabalho infantil, destacando a diferença entre o trabalho permitido para adolescentes e o trabalho proibido para crianças menores de 16 anos, conforme a legislação brasileira. A equipe do CRAS Pirajá ressaltou que, embora algumas formas de trabalho possam parecer inofensivas, elas podem comprometer o desenvolvimento físico, mental e emocional das crianças. A equipe técnica também apresentou dados estatísticos atualizados sobre a incidência do trabalho infantil no Brasil e na região de Caxias, enfatizando a importância de políticas públicas eficazes para erradicar essa prática.

Os idosos do CCI Trezidela participaram ativamente, compartilhando suas experiências e reflexões sobre o tema. Muitos deles, conhecedores das dificuldades enfrentadas pelas famílias em situação de vulnerabilidade social, expressaram sua preocupação e se mostraram dispostos a colaborar na conscientização e denúncia de casos de trabalho infantil.

A equipe do CRAS Pirajá também apresentou as ações e programas desenvolvidos pela SMADS para combater o trabalho infantil, incluindo a oferta de atividades socioeducativas, o acompanhamento de famílias em situação de risco e a promoção de campanhas de conscientização junto à comunidade.