A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), através do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), realizou a formatura da V Turma do Projeto Samuzinho na Escola. O projeto é ministrado pelo Núcleo de Educação Permanente do SAMU e visa evitar trotes para a unidade que geralmente são praticados por crianças, além disso, todos os participantes recebem noções de primeiros socorros.

Nós realizamos vários encontros com esses alunos e muito didáticos, onde eles aprenderam como abordar, a importância de não fazer trotes para o SAMU, Polícia e Bombeiro, como fazer contato com o SAMU. As crianças são bem mais rápidas para pegar as informações”, frisa Robson Miranda, Instrutor do NEP do SAMU.

Hoje estamos aqui na Vila Paraíso entregando crianças mais capacitadas, em uma formação feita pelo SAMU. Essas crianças são os cidadãos do futuro, porque elas serão médicos e enfermeiros. Quero parabenizar as famílias que acreditam e trabalham na educação de Caxias”, ressalta Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.

“O projeto Samuzinho é voltado aos alunos para que eles tenham o conhecimento de primeiros socorros. Se no caso acontecer e precisar eles já estão preparados para realizar algum atendimento, e também para diminuir os trotes, que a maioria dos trotes é com crianças. Com o projeto a gente já diminuiu muito”, destaca Franklin Maranhão, coordenador do SAMU.

Este ano, 30 alunos que integram a escola Ezíquio Barros Filho, no Residencial Vila Paraíso, participaram do projeto. “A gente aprendeu várias coisas. Se tiver em caso de risco de engasgar, a gente aprendeu a desengasgar. Se a pessoa sofreu uma descarga elétrica, a gente aprendeu o que fazer e a combater os trotes. Porque não pode ter trote? Porque atrapalha o SAMU. Se uma ambulância foi mandada para o local do trote, o local que precisa vai ficar sem a ambulância”, destaca Pablo Ruan, aluno.

Para mim a importância é ajudar as pessoas. As aulas são fácil. Todo mundo enfrenta desafio na vida, mas para mim foi fácil. É importante que todos tenham conhecimento, criança, adolescente e adulto. Não podemos passar trote porque é errado”, destaca Francisca Bryhanna, aluna.

É importante para a escola, é um serviço imprenscindível. Uma vez que é importante para as crianças, para a escola também. É um conhecimento para a vida toda, porque eles estão aprendendo como agir nos primeiros socorros que é promovido pelo serviço de urgência e emergência”, disse Cláudio Lima, coordenador pedagógico da escolar.

O prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil participou da formatura e destacou a importância da educação para evitar os trotes ao SAMU, mas acima de tudo, levar um conhecimento que servirá para a vida de cada um dos jovens.

É um trabalho de grande aprendizado. Essa participação dos pais faz com que a gente possa valorizar os alunos, são quase 200 alunos formados. É um projeto criado em nossa gestão e faz com que todos aprendem os primeiros socorros. Eu tenho certeza que a parceria entre saúde e educação trabalhando em parceria vamos estar beneficiando a população”, destaca Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).