O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Caxias (SAAE), intensifica os trabalhos de melhoria na rede de abastecimento de água da cidade, tudo para garantir água potável para as famílias caxienses. As ações chegaram ao bairro Fumo Verde.

“O SAAE está fazendo um levantamento de locais onde precisam ser feitos melhorias no abastecimento de água. Essa rua aqui no bairro Fumo Verde não havia tubulação geral. Nós recebemos o pedido de extensão de rede, viemos fazer levantamento e projeto, onde totalizou 258 metros de extensão de rede, beneficiando 8 famílias. A implantação dessa nova rede irá melhorar o abastecimento de água, trazendo assim uma melhor qualidade de vida para essas famílias”, explica a engenheira do SAAE Caxias, Amanda Vilarinho.

Uma das famílias beneficiadas é a da dona de casa, Francisca Mourão. A água na casa dela era fraca, uma dificuldade pra cuidar da higiene dos filhos pequenos.

“É fina, porque é dividida para duas casas. Aí, quando uma está fazendo uma coisa, tem que esperar a outra terminar. Mas vai melhorar muito, porque aí não vai interromper uma com a outra, né”, afirmou a moradora do bairro Fumo Verde.

A nova rede de abastecimento também vai beneficiar o agricultor familiar, Raimundo Nonato, que está construindo casa no local.

“É bom não só pra mim, como todos que vão fazer, pra mim é bom demais… sem água aí, sem água é tudo difícil. Agora como chegou a água, pra nós foi melhorar, é felicidade boa. Só tenho que agradecer, agradecer a Deus e a equipe do SAAE que está fazendo esse trabalho para nós”.

Famílias do povoado Barriguda, no 1º Distrito de Caxias, também foram beneficiadas. Como a família de Adailton, que mora há mais de um ano na comunidade. Ele precisava atravessar a MA-034 pra pegar água.

“Era muito difícil, eu estava começando a construir a minha casa. Aí, eu atravessava a MA, ia pegar água no balde, no carro de mão lá do outro lado. Aí, o vizinho aqui falou, não, não vai demorar vim água pra cá não, a gente vai falar com o pessoal da prefeitura, com o SAAE, eles vêm colocar água aqui e agora tá acontecendo, tá muito melhor agora, a gente fica mais sossegado, as crianças vêm banhar no chuveiro que vamos colocar aqui”, relata o morador.

O SAAE atua de domingo a domingo, com a missão de levar mais qualidade de vida para a população caxiense, por meio de serviços de abastecimento de água potável e esgotamento sanitário.

Os trabalhos vão desde a substituição, setorização e ampliação da rede de abastecimento em locais em que os moradores relatavam falta d’água ou água fraca durante determinados horários do dia.

“A gente tem investido bastante na nossa rede de abastecimento, principalmente em extensão, trazendo água para mais famílias. Hoje, a gente está aqui no povoado Barriguda, são 222 m de extensão de rede, que irá beneficiar sete famílias no total. Mas isso a gente vem fazendo semanalmente, semana passada foi no fumo verde, semana anterior a gente foi para os moradores do bairro Caldeirões, também no povoado de Jacurutu, ampliando em mais de 1 km a rede. Então, esse trabalho é contínuo, trazendo sempre mais, vamos dizer, mais qualidade de vida para a população caxiense”, enfatiza a coordenadora de engenharia do SAAE Caxias, Fernanda Castro.

Somente na atual gestão, ampliou em mais de 90 km a rede de abastecimento da cidade, e muitas ações estão em andamento.