Foi aberta nessa terça-feira (02), no Parque Ambiental, a VII Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais (FLICT) 2024, que segue por todo este dia 3 julho e finaliza neste dia 4 de julho. Apresentações musicais, além da formação de mesa solene e homenagens foram realizadas na abertura dos trabalhos.

“Todos os dias que se abrem livros, nós temos a transformação do senso de coletividade. Caxias vai se tornando mais e mais humana, uma biblioteca aberta”, destaca Dilson Lages, escritor.

A Flict está com essa proposta da cultura da paz. Nós estamos vindo com os nossos alunos participar desse grande evento“, frisa Luzinete Vieira, gestora.

A Flict 2024 é promovida pela Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect). Durante o evento, acontece a 22ª Feira Municipal de Literatura e vai contar com exposições de estudantes em vários estandes.

“Para nós é um prazer imenso estar aqui e parabenizo pelo incentivo. É um belíssimo trabalho para a nossa educação”, disse Vilany Macedo, secretária municipal de Educação de Alexandre Costa.

“Estou muito feliz e emocionado porque é um reconhecimento da Flict e de quem faz a Flict. Estou muito feliz, emocionado e agradecido”, disse Naum Esteves, cantor.

“Eu estou muito feliz em estar prestigiando a Flict neste momento. A cidade está de parabéns pela realização de mais um grande evento”, disse Raimundo Nonato, secretário municipal de Timbiras.

Com o tema: ‘Por uma arte que traz a cultura da paz’. O evento conta com exposições, apresentações de trabalhos escolares, apresentações culturais, artísticas e musicais. Além disso, tem o Seminário Saberes do Cocais, onde acontece o compartilhamento de conhecimentos, lançamentos de livros de mais de 100 escritores e no encerramento a entrega a Comenda Ubirajara Fidalgo no dia 4 de julho.

ESCRITORES HOMENAGEADOS
Os escritores homenageados deste ano são: Inês Maciel (caxiense) e Stélio Torquato (cordelista cearense), e vai conceder uma menção honrosa ao poeta, Wybson Carvalho.

“É um prêmio que me deixa muito mais cheio de alegria. Eu comecei o trabalho de cordel em sala de aula. Hoje são mais de 500 cordeis publicados, mas sou professor de literatura há mais de 30 anos. Eu já viajei esse Brasil com este trabalho e já fui até para a Espanha levando esse tragbalho. É um prazer estar em Caxias”, disse Stélio Torquato, homenageado da Flict.

“É a 7ª edição da Feira de Literatura, Cultura e Turismo da Região dos Cocais. Queremos dizer que todos os caxienses estão sendo esperados de braços abertos para prestigiar o trabalhos que as crianças produziram com os professores e gestores”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.