A Prefeitura de Caxias (MA), destaca que nessa sexta-feira (05), celebra os seus 188 anos de emancipação política, por força da Lei Provincial nº 24 de 5 de julho de 1836, que elevou a cidade de Caxias de vila à categoria de cidade. A data representa uma conquista para o município, que passou a ter outra configuração a partir desta data.

Em 1811, Caxias saiu de Arraial das Aldeias Altas e se torna Vila de Caxias. Quando se torna Vila, ela tem direito a uma Câmara Municipal e um Fórum, que eram instituições que comandavam a Vila. Anos depois, no dia 5 de julho de 1836 se torna cidade de Caxias (MA).

“Parabéns Caxias! Quanto és bela ó Caxias, no deserto entre as montanhas. Caxias completa 188 anos de idade. Caxias já foi Arraial das Aldeias Altas, São José das Aldeias Altas, já foi Julgado de São José das Aldeias Altas em 1787. Em outubro de 1811 tornou-se vila. E, sua emancipação enquanto cidade deu-se em 5 de julho de 1836. Caxias foi uma cidade com entreposto comercial, e nossa cidade é uma cidade com histórias e memórias. Temos um patrimônio material que nos reporta ao século XIX, temos igrejas como a Igreja Nossa Senhora dos Pretos, a antiga fábrica de tecidos nos tempos áureos da indústria têxtil. Caxias é berço de imortais. Caxias hoje tu estás aniversariando e hoje nós é que ganhamos o prêmio de morar na ‘Princesinha do Sertão'”, frisa Mercilene Torres, coordenadora do Memorial da Balaiada e Historiadora.

O Prefeito de Caxias, Fábio Gentil, fez questão de deixar uma homenagem especial neste dia.

“Em 5 de julho de 1836 Caxias foi elevada a categoria de cidade e conquistou assim a sua emancipação política. 188 anos depois, a ‘Princesa do Sertão’ tem o 5º maior ponto turístico mais belo do Brasil, a Maternidade da Vida com a redução da taxa de mortalidade materno infantil, mais de 70 escolas construídas e reformadas, escolas de Tempo Integral e duas merendas por turno, o Natal Iluminado que traz centenas de turistas, o pagamento dos servidores de forma antecipada que movimenta, o maior shopping popular do interior do Maranhão e a população mais acolhedora, feliz e gentil. Parabéns, Caxias! Parabéns caxienses”, disse Fábio Gentil, Prefeito de Caxias (MA).