A Coordenação Municipal de Juventude, da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico, realizou a posse de mais meninas nesta sexta-feira (19), nas secretarias municipais de Assistência e Desenvolvimento Social, Trabalho e na Escolinha Tia Joana.

Na Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SMADS), as meninas Bruna Taísa, de 15 anos, e Thauane Vitória, de 11 anos, que fazem parte dos Centros de Referência da Assistência Social da própria secretaria, assumiram os cargos de Secretária Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social e Secretária Adjunta.

“É a primeira vez que ouço falar desse movimento pelas meninas, e fico muito feliz por ter sido indicada para participar. Isso traz experiências para a vida. Eu escrevi uma carta com propostas para este dia como secretária”, disse Bruna Taísa, 15 anos.

“Eu tenho muita gratidão por estar aqui, porque recebi a oportunidade de ser secretária adjunta. A gente sempre tem que ter um sonho de ser alguém na vida”, afirmou Thauane Vitória, 11 anos.

“Hoje temos esta sequência de ocupações. Tivemos a primeira na Secretaria do Trabalho e agora estamos vendo a ocupação da Secretaria de Assistência Social. Estamos tendo ações nas escolas, e nossas ocupações seguem até o dia 31 de outubro”, disse Kátia Braga, coordenadora municipal de Juventude.

“A importância é que uma menina adolescente possa entender que um dia poderá assumir um cargo dessa relevância, um cargo de decisão”, destacou Ana Lívia, secretária municipal adjunta da SMADS.

“Nós temos que pensar, antes de tudo, na igualdade, para que elas cresçam conhecendo esses direitos. E que, através desses direitos, possam entender que uma secretaria municipal defende o município em várias áreas”, ressaltou Ana Lúcia Ximenes, secretária da SMADS.

O Movimento Municipal pelas Meninas é desenvolvido em Caxias com o objetivo de dar visibilidade e mostrar que as meninas também podem sonhar e alcançar postos de trabalho relevantes no futuro. O evento também faz alusão ao Dia Internacional e Municipal da Menina, comemorado anualmente em 11 de outubro.