Nesse fim de semana, escolas da Rede Municipal realizaram atividades em comemoração ao Dia das Crianças. Um dos centros de ensino comunitários conveniados ao município que celebrou a data foi o Colégio Santo Antônio, localizado na Rua Siqueira Campos, Centro.

“Eu estou gostando muito, tem de tudo aqui: brincadeiras, comida e diversão. Estou muito feliz”, comentou Felipe Coutinho, 10 anos.

“Estou aqui na fila do pula-pula, já comi algodão doce, brinquei e a diversão está geral. Agora estou esperando o almoço”, destacou Werisson Henrique.

Além das brincadeiras e diversas ações, o evento também foi marcado por uma parceria com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia (HTO), que ofereceu atendimento e informações.

“Estabelecemos uma grande parceria com o Colégio Santo Antônio, de suma importância. Nós, do hospital, queríamos realizar um projeto que, além das atividades lúdicas, trouxesse mais esperança e alegria para essas crianças. Assim, surgiu essa grande colaboração”, ressaltou Juliane Cunha, diretora geral do HTO de Caxias.

Cada sala da escola foi transformada em ponto de atendimento para reuniões, consultas e entrega do Cartão de Girassol.

“É uma atitude muito louvável do governo municipal, que, em parceria com a Secretaria de Educação, realiza a entrega do Cordão de Girassol, que identifica pessoas com deficiência e garante prioridade no atendimento”, explicou Péricles Corrêa, pai de uma aluna.

“O Cordão de Girassol é muito importante para nós, mães atípicas, pois garante o direito dos nossos filhos de terem prioridade em diversos setores. Isso é respeito e empatia para conosco e para com nossos filhos”, destacou Jessileuda Araújo, mãe.

Sônia Miranda, da assessoria multiprofissional, enfatizou a importância do Cordão de Girassol.

“O Cordão de Girassol representa crianças autistas e pessoas com deficiências ocultas, garantindo direitos em setores públicos e privados, como bancos e instituições. Ele é um direito que assiste autistas, famílias atípicas e crianças com deficiências ocultas”, explicou.

A gestora Regina Cantuária ressaltou a relevância do Dia das Crianças e a iniciativa da escola em proporcionar um dia especial para os alunos.

“O Colégio Santo Antônio, em parceria com o Hospital de Traumatologia e Ortopedia de Caxias (HTO), juntamente com o projeto HTOzinho e a equipe multidisciplinar, desenvolveu diversas atividades alusivas ao Dia das Crianças, como atividades pedagógicas lúdicas, atendimento médico, consultas com nutricionista, recreação e um almoço coletivo com toda a comunidade”, destacou Regina Cantuária, gestora da escola.