A Secretaria Municipal de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA), de Caxias (MA), realizou reunião com agricultores familiares do povoado Buenos Aires, no 1º distrito. O objetivo foi esclarecer sobre a documentação necessária para a emissão do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF).

A ação faz parte do projeto CAF Itinerante, que visa facilitar o acesso dos agricultores ao documento. Durante o trabalho a equipe da SEMAPA realize a emissão diretamente no povoado. A iniciativa evita que os agricultores precisem se deslocar até a sede do município para conseguir o documento, dando mais comodidade e agilidade no processo.

“Tivemos uma reunião para que os agricultores tenham a documentação necessária para a emissão do CAF. O CAF é necessário para que o trabalhador seja caracterizado como agricultor familiar pelo governo e acessar diversos benefícios”, destaca Alécia, técnica da SEMAPA.

“Achei necessária, porque a comunidade estava precisando desse benefício. O CAF vai servir para projetos quando vier para a comunidade, como o Minha Casa Minha Vida. Trazendo o beneficio para a comunidade é melhor, porque as vezes tem gasto de passagem para ir a cidade”, dissse Taila Almeida, agricultora.

“É importante para o pessoal está ativo no documento, isso é bom para a Associação porque nós queremos as pessoas ativas. As pessoas precisam tirar o seu CAF. É bom aqui porque evita pagar a passagem de ônibus”, destaca José Barradas, Presidente da Associação do PA Buenos Aires.