UVZ realiza planejamento da Campanha de Vacinação contra a Raiva

A Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) realizou nessa quarta-feira (23), uma reunião de planejamento para a Campanha de Vacinação contra a Raiva. O encontro foi direcionado aos agentes de combate às endemias, que atuarão vacinando cães e gatos nas zonas urbana e rural a partir da próxima terça-feira (29).

A reunião tratou de orientações sobre a importância da vacinação antirrábica, manejo da vacina, procedimentos de aplicação e ações operacionais de campo. Segundo Natanael dos Reis, coordenador da UVZ, destacou o momento de preparação. “esse é um momento de atualizar as informações e se preparar para mais uma campanha que, com certeza, com o empenho dos agentes e a colaboração da população caxiense, será exitosa”.

Caxias possui uma estimativa de 33.500 cães e 16.000 gatos, totalizando 49.500 animais. Deste público-alvo, o Ministério Público preconiza que o município atinja uma cobertura vacinal de 80%.

A vacina antirrábica é ainda a única forma de prevenir a enfermidade e manter os pets saudáveis. Fatal em quase 100% dos casos, a raiva é uma zoonose que pode também afetar o ser humano e por isso os cuidados se redobram no combate e prevenção da doença.

Vacinadores imunizados

Na ocasião, os agentes de endemias receberam a dose de reforço da imunização para atuar na campanha. “Como é uma campanha de vacinação animal, e sabemos que o cão e o gato são potenciais transmissores da raiva, esses profissionais estarão expostos ao vírus, e por conta disso se faz necessário essa imunização, que chamamos de Profilaxia de Pré-Exposição”, explica Tamires Magalhães, responsável pela Profilaxia da Raiva Humana da Vigilância Epidemiológica.