Nessa terça-feira (29), a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), por meio do Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência Maria Luiza realizou a entrega de Cordões de Girassol na UIM José Castro para as crianças que têm Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA), Síndrome de Down dentre outras deficiências, assegurando às mães atípicas o direito e garantia na prática do direito de seus filhos.
“O recebimento do Cordão de Girassol é a certificação de que nossos filhos terão mais uma forma de ser reconhecido e respeitados por serem portador de uma deficiência, é uma iniciativa muito importante e digna, para nós mães atípicas”, destacou Francinalda Magalhães, mãe de aluno.
Para os alunos a iniciativa também foi importante, pois garante mais acessibilidade. “Eu gosto de brincar, estou feliz, pelo Cordão de Girassol”, disse Ágata Cardoso.
“Gostei de receber o Cordão de Girassol, para ser respeitado pelas pessoas”, disse Francisco Josué da Silva.
“É muito legal receber o Cordão de Girassol. É muito legal mesmo, assim somos vistos”, disse Luísa Cardoso.
A representante da Assessoria Multidisciplinar da Semect, destacou a importância do Cordão de Girassol. “Esse momento é bastante interessante, oportuno, pois muitos jovens e adolescentes que têm deficiência tem seus direitos negados, apesar da existência da lei. E, esse Cordão de Girassol, representa as deficiência invisíveis e faz com que às pessoas possam enxergar através dessa identificação, e assim, terem respeitandos os direitos garantidos por lei. As pessoas passam a entender que essas deficiências existem e todos precisam respeitar”, destacou Solange Nunes, Professora de AEE.
A gestão da escola acredita que a inclusão é a melhor maneira de garantir os direitos dos alunos com deficiência e destacou que o Cordão de Girassol é uma garantia para as famílias.
“Esse é um projeto glorioso, a secretária de educação Ana Célia Damasceno, juntamente com o prefeito Fábio Gentil, respeitam muito e investem na educação, assim como a inclusão. E, esse Cordão de Girassol veio como uma forma de identificar as nossas crianças a terem seus direitos garantidos e serem respeitadas através dessa identificação”, disse Liziane Machado, gestora escolar.