A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa quinta-feira (31), a primeira fase da 1ª Olimpíada Caxiense de Matemática das Escolas Públicas Municipais (OCMEM), competição dirigida aos alunos do 6⁰ ao 9⁰ ano, do Ensino Fundamental da Rede Pública Municipal.

Além de trabalharmos sobre como está o nível de aprendizagem dos nossos alunos, é também uma forma de preparar os nossos alunos para as Olimpíadas Brasileira de Matemática. Eles estão vendo questões nos mesmos moldes e pode facilitar a compreensão deles na OBEMEP”, destaca Elizângela Martins, gestora escolar.

A proposta é colaborar com a difusão da matemática, melhoria do ensino e aprendizagem de matemática entre professores e alunos da rede pública municipal de Caxias (MA), promover a difusão de conhecimentos matemáticos através da resolução de problemas, que envolvam raciocínio lógico e dedutivo, identificar novos talentos e estimulá-los a participar de outras competições científicas e incentivar seu ingresso em universidades nas áreas científicas e tecnológicas. Para José Galdino, estudante da escola Antônio Rodrigues Bayma, a prova tem um bom nível, e vai colaborar para Olimpíada Brasileira de Matemática.

Eu achei bem de boa, porque a matemática é a minha matéria preferida. É sempre bom estar colocando em prática o que estamos aprendendo na escola”, destaca José Galdino, estudante.

Nesta primeira fase, as escolas aplicaram e corrigiram as provas, que teve uma prova objetiva de caráter eliminatório, composta de 20 (vinte) questões de múltipla escolha.

Na segunda fase, aproximadamente 5% (cinco porcento) do total de alunos inscritos em cada escola na primeira fase devem participar. Com isso, haverá aplicação de uma prova discursiva de cinco questões. O aluno terá 3 horas para responder as questões. A segunda fase será realizada em escolas polos, na sede, a serem definidas pela Comissão Organizadora e posteriormente divulgadas.

PREMIAÇÃO
A premiação consistirá em: medalhas e prêmios aos alunos; medalhas de honra e cursos de formação continuada aos professores e placas de destaque às escolas dos medalhistas de ouro.

Além disso, haverá premiação para os alunos mais bem colocados: o primeiro colocado em cada categoria (nível Alfa e nível Beta) ganhará 1 (um) notebook; do segundo ao quarto colocados em cada categoria (nível Alfa e nível Beta) ganharão 1 (um) tablet.

A segunda fase da prova está prevista para o dia 30 de novembro. Já o resultado final deve ser divulgado no dia 6 de dezembro de 2024.