A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realiza mensalmente formações e planejamentos pedagógicos segmentados por área. Nessa terça-feira dia (7), foi realizada mais um dos encontros de área, realizando os encontros das coordenações pedagógicas de: Geografia, Artes e Educação Física, Matemática, Filosofia, Ensino Religioso, Ciências, Língua Inglesa, Língua portuguesa, História e TEC Agrícolas.

Eu acho um momento plausível de inclusão e troca de experiência entre os profissionais professores com intenção de obter os melhores resultados”, frisa Dorival Alves, professor de educação física.

Já o professor de arte Wesleivan Silva destacou a importância das formações. “É muito importante para nós professores essas formações que acontecem todos os meses, pois ela visa capacitar os professores, para assim melhorarmos os resultados da aprendizagem dos alunos, e uma qualificação que nós valoriza”, ressaltou o professor de arte, Wesleivan Silva.

Essas formações são pertinentes, pois nos dá respaldo de melhorar nossa prática de ensino no dia a dia, dentro da sala de aula”, frisa Raimundo Nonato dos Santos, professor de Geografia.

Os encontros são momentos promovidos e voltados ao aprimoramento da prática docente dos professores da rede municipal de ensino de Caxias (MA). “Esses encontros mensais têm por objetivo de troca de experiência, como trabalhar os encontros diários, e também colocamos sugestões de atividades e estratégias de ensino”, destacou a coordenadora de arte, Profa. Maria de Nazaré.

A coordenadora de área Kelma Lima destaca como são realizadas às formações. “Nossa formação tem como temática a avaliação e o estudo da BNCC da educação física, discutindo com os professores sobre e discutindo com os educadores sobre a avaliação que também é importante para o conteúdo escolar”, pontuou, Kelma Lima, coordenadora de área.

Para os professores de Geografia, o tema abordado foi “Gestão das Emoções”, como ressaltou o professor Benedito Nunes. “O objetivo ao trabalhar esse tema foi refletir sobre as emoções dos professores e oferecer estratégias para gerenciar, promovendo um ambiente escolar mais saudável e acolhedor”, destacou Benedito Nunes.

Os encontros de área contam com o apoio do Centro de Referência Municipal em Atendimento Educacional Especializado às Pessoas com Deficiência “Maria Luiza Pereira”, representado pela Profª Ivonésia Bonfim e Profª Ana Célia pelas acadêmicas do curso de Psicologia da UniFacema, Anamélia Damasceno, Jadiely e Isabela e Graciane Sousa, técnica do comitê gestor, dentre outros profissionais.