A I Exposição das Escolas do Campo e Quilombolas de Caxias (EXPOCAMPO) e o II Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena são iniciativas promovidas pela Secretaria Municipal de Educação, Ciências e Tecnologia de Caxias (MA) (SEMECT), por meio da Coordenação de Educação do Campo e Quilombolas, em parceria com entidades da sociedade civil e empresas. A SEMECT realizará esses eventos nos próximos dias 13 e 14 de novembro de 2024.

A I EXPOCAMPO apresentará práticas pedagógicas e técnicas inovadoras que beneficiarão as escolas e comunidades rurais e quilombolas. Além disso, o evento contará com palestras, consultorias, exposições e mostras de estratégias educacionais e técnicas agrícolas que poderão ser implementadas para tornar a produção rural sustentável e próspera, buscando um equilíbrio entre viabilidade econômica, aceitação social e conservação ambiental.

II SEMINÁRIO INTEGRADOR
O II Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena será um momento formativo, que incentivará reflexões sobre as práticas pedagógicas relacionadas às relações étnico-raciais e ao letramento racial. Esse processo de reeducação reúne práticas que visam desconstruir atitudes naturalizadas em relação às pessoas não brancas, tornando a escola um espaço onde se aprende a conviver respeitosamente com as diferenças.

Objetivos:
1. Estimular o corpo docente, discente e a comunidade escolar sobre as potencialidades das atividades e práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas do campo;
2. Incentivar professores, alunos e a comunidade escolar a pesquisar e expor os trabalhos desenvolvidos nas unidades de ensino;
3. Fortalecer a identidade cultural dos pequenos produtores rurais;
4. Promover o cooperativismo entre as famílias dos alunos, enquanto pequenos produtores rurais;
5. Conscientizar sobre os valores e a importância da consciência ambiental;
6. Desenvolver habilidades cognitivas como memória, atenção, linguagem, oralidade, criatividade e planejamento dos alunos e das comunidades em geral.

A I EXPOCAMPO já está sendo organizada desde o mês de outubro e será finalizada em novembro. Estão ocorrendo encontros com gestores, professores e coordenadores das escolas do campo e quilombolas para apresentar e alinhar o projeto com as instituições parceiras.

Parcerias:
1. Instituto de Ações Socioambientais (INASA);
2. Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa);
3. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) – Campus Caxias (MA);
4. Secretaria de Agricultura, Pesca, Abastecimento e Agronegócio (SEMAPA);
5. Secretaria de Infraestrutura (SINFRA);
6. Assessoria Municipal de Educação Ambiental (AMEA);
7. Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Agricultores e Agricultoras Familiares de Caxias (MA);
8. Associação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas do Maranhão (ACONERUQ/Caxias – MA);
9. Editora Dinâmica;
10. Setor de Alimentação Escolar (SEMECT);
11. Coleção Zoológica do Maranhão (CZMA) do Centro de Estudos Superiores de Caxias (CESC/UEMA).

PROGRAMAÇÃO:

1º Dia: Abertura da I ExpoCampo – Palestra Institucional: “Consciência Ambiental, Vivências e Saberes Tradicionais nas Comunidades e Escolas do Campo e Quilombolas”
Palestrante: Drª Elizete Santos
Local: Ginásio do Povoado Engenho D’Água – 2º Distrito
Data: 13/11
• Exposições de pesquisas, trabalhos e atividades culturais realizadas nas escolas do campo e instituições parceiras da educação do município de Caxias (MA) (manhã e tarde)
Local: Ginásio do Povoado Engenho D’Água – 2º Distrito
Data: 13/11

2º Dia: Formação continuada sobre o material didático de Educação Afro-Indígena (manhã e tarde)
Local: C.M. Antônio Rodrigues Bayma – Castelo Branco
Data: 14/11