I EXPOCAMPO e II Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena dão visibilidade aos trabalhos de escolas da zona rural
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), através da Coordenação de Educação do Campo e Quilombolas, realizou a I EXPOCAMPO – Feira de Exposição de Educação do Campo e Quilombolas, na escola UIM Sinhá Castelo, localizada na localidade Engenho D’Água. O evento contou com a participação de escolas e comunidades, e, em seguida, ocorreu o II Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena, com a presença de vários segmentos da sociedade e alunos das escolas da zona rural de Caxias (MA), realizado na escola Antônio Rodrigues Bayma.
“Achei tudo muito lindo na I Expocampo. Tinha muitas barracas de produtos artesanais, doces, sucos e bolos, muitas coisas”, disse Mércia Silva.
“Tudo muito organizado, bonito, com muitos estandes de exposição que apresentaram diversas coisas. Gostei muito”, destacou a aluna Maria Luiza, de 11 anos.
O tema apresentado foi: “Saberes, Sabores e Potencialidades da Educação do Campo”, e contou com a participação de parceiros e instituições.
“A I Expocampo traz um aprendizado tanto para os professores, como para os agricultores familiares e a própria comunidade. Eu só tenho a parabenizar a coordenação organizadora e a professora Ana Célia por realizar um evento tão importante”, disse Jeová Góes, coordenador político dos 19 municípios da Região dos Cocais.
A feira apresentou práticas pedagógicas e técnicas, enriquecendo os benefícios para as escolas e comunidades rurais, encantando os visitantes pela riqueza de atividades.
“A Expocampo de Caxias me surpreendeu. Percebemos que veio realmente para marcar a história de Caxias sobre a educação do Campo, valorizando a zona rural, os quilombolas e a agricultura familiar. Parabenizo a secretária de Educação, Profa. Ana Célia, e o Prefeito de Caxias (MA), Fábio Gentil, pelo reconhecimento da educação do Campo”, disse Mauro Alves, coordenador da Educação do Campo de Codó.
O II Seminário Integrador de Educação Afro-Brasileira e Indígena foi prestigiado por representantes do poder legislativo.
“Essa feira mostra a dedicação da secretária de Educação e do prefeito Fábio Gentil em valorizar igualmente a educação do campo e da sede, no mesmo patamar. A Expocampo veio para ficar, e tenho certeza que é a primeira de muitas. A feira engrandece muito a comunidade, com a participação de diversos alunos, professores e membros da comunidade educacional, elevando a educação do município”, destacou o vereador Antônio Ximenes.
O público-alvo foram gestores e professores do ensino fundamental I e II das escolas do campo e quilombolas da Rede Municipal de Ensino de Caxias-MA, bem como toda a comunidade escolar e produtores rurais.
“Nossa expectativa foi superada com a participação de todas as escolas dos três distritos. Fomos prestigiados com mais de 1.300 participantes e ainda tivemos apoio e participação de outras cidades, com produções diversificadas de alunos, professores e a comunidade. A professora Ana Célia Damasceno acertou em cheio ao criar a I Expocampo”, disse Isanice Neves, coordenadora de Educação no Campo.
“Foi um sonho realizado com o apoio de toda a comunidade e a participação dos alunos e professores. Aqui, só temos a agradecer ao prefeito Fábio Gentil e à secretária Ana Célia Damasceno por uma feira tão bem organizada e rica em exposições de ideias”, frisou a gestora Marisa Bacelar.
“A I Expocampo foi construída com base em ideias e valores que visam enaltecer a educação do Campo e dos Quilombolas, proporcionando diversas perspectivas da educação. A feira também foi palco da inauguração da Sala Maker, um importante feito para os alunos da escola Sinhá Castelo, e tudo isso só foi possível pelo apoio dos colaboradores e pela atuação efetiva do Prefeito Fábio Gentil”, disse Ana Célia Damasceno, secretária da Semect.