Escola José Castro realiza evento cultural em alusão à Consciência Negra
A UIM José Castro, realizou um evento criativo em alusão ao dia da Consciência Negra. As apresentações ocorreram no pátio da escola, e contou com: dança, desfile e declamação de poesias.
“Eu amei muito cada atividade, como a dança, o desfile a poesia, foi tudo bem elaborado”, destaca Maria Fernanda, aluna de 14 anos.
“Eu participei como membro da dança Afroxé, muito bem elaborada, com coreografia, disciplina e interpretação corporal, foi ótimo”, disse Sara Gabriele, aluna 14 anos.
A modelo e ex-aluna da escola Gabi Oliveira, destacou a importância da referida data. “Voltamos à escola que vivi muitos aprendizados. Hoje sou modelo e mentora de posicionamento de imagens, hoje desfilei e aprendi que o empoderamento negro vem desde a infância e em tudo que fazemos. Hoje acredito que a mulher negra tem muitas possibilidades de crescer em todos os sentidos, e esse evento é a prova disso”, frisa Gabi Oliveira, modelo.
A professora e organizadora do evento, destacou o envolvimento de todos que atuaram para realização da ação comemorativa. “Essa atividade tem por objetivo, combater o preconceito e valorizar a cultura afro, utilizamos a temática. Construir uma sociedade, que respeite e valorize a diversidade étnica, para assim termos uma sociedade mais humana e justa“, destacou Profa. Maria Iraneide, organizadora do evento.
A finalização das atividades foi coroada com um desfile composto dos alunos, professoras, convidados e a gestora. “Essa atividade é uma tradição aqui na escola, onde buscamos a conscientização, respeito e a aprenderem a importância dessa data, aqui estamos comemorando após o dia comemorativo, mas é emocionante demais, eu inclusive participei desfilando e mostrando a a importância da cultura afro”, ressalta a diretora, Lisiane Castro.
A representante da Semect, Carla Simone, falou sobre a alegria de participar do evento. “Um evento perfeito. Isso só comprova que a nossa educação está no caminho certo. Onde vimos uma rica atividade com desfile, danças e recitação de poesia, só temos a parabenizar a equipe organizadora da escola, e toda a gestão”, lembra Carla Simone.