Semect realiza Seminário Municipal de Avaliações e Indicadores e reconhece escolas com melhor IDEB
A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou nessa terça-feira (26), o Seminário Municipal de Avaliações e Indicadores para uma nova agenda educacional. Na oportunidade, foram reconhecidas e homenageadas as escolas municipais que tiveram melhor desempenho, tendo atingido ou ultrapassado as metas instituídas pelo Indice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB).
A ação contou com entrega de: notebooks, impressoras, projetores e poltronas relaxantes, além da entrega do Prêmio Paulo Freire. As escolas premiadas foram de ensino fundamental dos anos iniciais e finais.
A Secretária, Ana Celia Damasceno, falou sobre o desempenho das unidades escolares. “Todo o trabalho dos nossos gestores escolares, dos professores, de toda uma equipe pedagógica e, claro, dos alunos e dos pais que nos ajudaram a melhorar os índices das escolas. Nós estamos hoje aqui comemorando e premiando as escolas que tiveram os melhores índices do IDEB. Aqui são mais de 50 escolas sendo premiadas, significa dizer que cada uma fez o seu trabalho, a sua parte. Aqui trabalhamos para que a educação seja sempre melhor. Parabéns a todos”, disse.
O coordenador do Ensino Fundamental Anos Finais, Paulo Cardoso, destacou o trabalho realizado para a melhoria dos índices. “Esse trabalho é feito através de formações que são feitas com professores de língua portuguesa e matemática, também com aplicação de simulados e acompanhamento junto aos gestores e coordenadores das escolas, para saber o desempenho dos alunos. Além da motivação para que os alunos estejam presentes no dia da prova, para que eles respondam à prova com responsabilidade e também através das outras avaliações que nós fazemos”, explicou.
A gestora da UEM Santos Dumont, Dalvanice Carvalho, destacou as atividades desenvolvidas durante o período letivo para atingir a melhor nota no IDEB. “Foi uma luta grande e a gente conseguiu alcançar 5.1 pontos. Ao longo deste período, a gente trabalha muito com a leitura. Se você chegar na escola, você já sabe quantos alunos já conseguem ler, os que estão alfabetizados, os que não estão ainda. Temos um quadro, onde não se coloca o nome da criança, mas quando você entra na escola você tem esse quadro, e cada vez que eles vão mudando de etapa, eles ficam muito felizes. Nós temos também o projeto Aluno Brilhante, que é aquele aluno que consegue ler, o projeto de leitura, que é uma sacolinha que eles levam para casa com um livro e a gente tem durante o ano, 28 simulados”, frisou.
“Eu estou muito feliz, pois era uma meta que estávamos correndo atrás com nossos professores e, principalmente, com nossos alunos para alcançar. Para a comunidade escolar é uma satisfação muito grande, porque nós avançamos”, finalizou Teresa Cristina, gestora da UIM Zeferino Borges da Cunha, do Povoado Sussuarana.