A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect) realizou a Jornada Pedagógica Internacional da Rede Municipal de Educação. Durante o evento, oficinas foram promovidas nas escolas Antônio Rodrigues Bayma, Maria do Rosário de Albuquerque e Ruy Frazão.

“Nós estamos concluindo este período de capacitação, trazendo para as oficinas o foco no perfil do professor leitor. Nosso objetivo é promover a reflexão sobre a leitura em todas as áreas, para que os professores possam aprofundar esse entendimento e transmiti-lo aos alunos”, destacou Paulo Cardoso, coordenador dos Anos Finais.

O evento teve como objetivo capacitar profissionais da educação que atuam no ensino fundamental (anos finais e III e IV etapas da EJAI), professores da educação infantil (salas comuns e AEE), e professores do 3º ao 5º ano (salas comuns, reforço e AEE). Foi um dia inteiro dedicado a formações que buscam melhorar o desempenho na leitura, na escrita e no processo de ensino-aprendizagem.

“Cada momento como este nos enriquece, pois desperta em nós a vontade de incentivar nossos alunos a se tornarem leitores. Sabemos que o professor é um eterno leitor, e que, sem o domínio da leitura, o aluno não conseguirá progredir no aprendizado. Por isso, a leitura é essencial para o desenvolvimento dos estudantes”, ressaltou Ana Cristina, professora de Geografia.

“Estamos na terceira etapa da Jornada Pedagógica Internacional da Rede Municipal de Educação. Nesta fase, realizamos oficinas voltadas para professores de salas comuns, de atendimento educacional especializado e das etapas III e IV da EJAI. O foco está no Perfil do Professor Leitor e no processo de recomposição das aprendizagens, especialmente no contexto pós-pandemia. É fundamental que o professor esteja engajado, mas o apoio da família também é indispensável. Muitas vezes, o trabalho em sala de aula não é suficiente; os pais precisam incentivar os filhos a estudar”, pontuou Benedito Júnior, oficineiro e coordenador de área.