A Prefeitura de Caxias (MA), por meio da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia (Semect), realizou o I Festival de Atletismo para alunos PCDs da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesse sábado (30), na Pista de Atletismo do Colégio Militar 2 de Julho Déborah Pereira.

O evento contou com 125 participantes, do 6º ao 9º ano, que disputaram as modalidades corrida, salto a distância e arremesso de peso. A coordenadora de educação física da Rede Municipal de Ensino, Kelma Lima, destacou o objetivo do festival. “O principal objetivo é fazer com que esses alunos também participem das aulas práticas de educação física, mostrar que eles também são capazes de participar de qualquer atividade física, de qualquer modalidade esportiva e fazer com que os pais percebam também que os filhos deles são capazes de praticar qualquer modalidade esportiva. Hoje estão participando mais de 25 escolas da Rede Municipal de Ensino, como os alunos do 6º ao 9º ano”, disse.

A assessora Multiprofissional, Fatima Sousa, falou sobre a importância da inclusão dos aluno com deficiência nas modalidades esportivas. “É um momento de grande importância às pessoas com deficiência, porque hoje é um momento voltado para as pessoas PCDs, que a gente já vinha lutando há muito tempo para que esse momento pudesse acontecer, para dar essa oportunidade de empoderamento, para que eles pudessem mostrar a parte física, que é da grade curricular, mas que proporciona esse outro entretenimento. Hoje nós estamos aqui com o primeiro Festival de Atletismo, só para pessoas PCDs, a qual eles estão aqui se realizando nesse momento, muito feliz e dando o seu melhor nessa pista de atletismo”, frisou.

Pedro Henrique, atleta, elogiou o festival. “É muito bom o festival, tem muita gente para se divertir. Eu já corri no Rio de Janeiro, Belém do Pará, Matões, São Luís, aqui em Caxias”, contou.

Eu participei para correr mais rápido, mas acabei chegando em terceiro lugar. Eu tenho que treinar para correr mais rápido”, disse o atleta Nicolas Costa.

As mães de atletas, Maria Fernanda e Maria de Jesus, destacaram a importância do evento. “Muito importante e muito gratificante, porque ele tem deficiência e é importante para ele participar dos jogos”, destacou, a mãe Maria Fernanda.

Eu achei uma iniciativa muito importante para as pessoas com deficiência, porque precisa de algo para chamar eles para participar. Ele participou e achei maravilhoso. Estou muito feliz”, finalizou a mãe, Maria de Jesus.