UVZ encerra Semana Municipal de Enfrentamento e Prevenção das Arboviroses no bairro Trezidela

Realizando o encerramento das atividades da Semana Municipal de Enfrentamento e Prevenção das Arboviroses, as equipes da Coordenação de Vigilância Epidemiológica, da Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ) e da Atenção Primária à Saúde, realizaram uma mobilização social na Praça Verde e Amarela e na Praça de Alimentação do bairro Trezidela.

“É uma meta do Ministério da Saúde, marcamos uma reunião e ela aconteceu em nossa cidade esta semana. A intenção é alertar para os próximos meses. Quando começar a chover, os ovos vão eclodir, e o papel da população é limpar os quintais para prevenir. Aqui neste bairro, tivemos um índice maior de infestação do mosquito”, disse Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“Esta semana, realizamos ações em todas as unidades, onde os casos de dengue ocorrem com mais frequência. Com a Atenção Primária, nós chegamos à casa dos moradores, orientando sobre o que pode e o que não pode ser feito, e o que deve ser feito. Estivemos realizando este trabalho junto à comunidade, ajudando. É claro que temos os profissionais de saúde, mas a responsabilidade é de todos nós”, disse Fernando, coordenador da Atenção Primária.

O bairro Trezidela recebeu a ação por ser a comunidade com maior índice de infestação pelo Aedes Aegypti, no último Levantamento de Índice Rápido de Aedes Aegypti (LIRA). Foram realizadas orientações sobre medidas preventivas para as arboviroses, além de distribuição de material informativo.

“Nós temos que fazer a nossa parte. Uma cidade limpa não tem doenças. As doenças vêm da sujeira, e a sujeira é feita pela população. Se todos estivessem unidos, não haveria motivo para preocupação. Hoje, não vamos julgar ninguém, mas sabemos que, tanto perto quanto longe, há pessoas que não se importam, mas a limpeza depende de nós”, disse Cazuza, mototaxista.

“Foi uma semana de ações. Visitamos escolas, centros de idosos, tivemos bate-papos com a comunidade e utilizamos os meios de comunicação para alertar as pessoas. Estamos de parabéns, os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias. Todos os profissionais se dedicaram”, disse Natanael Reis, coordenador da UVZ.