Seguindo com as ações da Campanha Dezembro Vermelho, mês dedicado à luta e prevenção ao HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), estudantes e profissionais de saúde participaram, nessa segunda-feira (02), de palestras e oficinas voltadas ao diagnóstico e tratamento dessas condições.

O evento aconteceu no Auditório da UniFacema e contou também com a distribuição de preservativos e autotestes para HIV. A coordenadora do CTA/SAE, Kelma Bezerra, destacou a programação das ações da campanha:

“Estamos levando nossa equipe para diversos órgãos públicos e privados que nos solicitam. Queremos alcançar universidades, escolas, por meio do Programa Saúde na Escola, além de locais de grande fluxo, como a Câmara de Vereadores e o Mercado Central, incentivando a população a realizar os testes”, explicou.

A assistente social do CTA/SAE, Ivanize Santos, apresentou o panorama do HIV/Aids e outras ISTs em Caxias:

“Em relação à Aids, devido à medicação e ao tratamento, estamos mantendo o controle, acompanhando o cenário nacional. No entanto, a contaminação pelo vírus HIV ainda é uma pandemia. A cada segundo, uma pessoa é infectada no mundo, principalmente porque muitos não gostam de usar preservativo. Caxias é a quarta cidade do Maranhão em número de casos de Aids”, alertou.

A Secretária Municipal de Saúde, Mônica Gomes, ressaltou a importância da iniciativa:

“Estamos aqui para sensibilizar os profissionais da área sobre o cenário da Aids no Brasil, no Maranhão e em Caxias, que não é diferente. Ampliamos nossos serviços, disseminamos informações e combatemos o preconceito, inclusive o auto preconceito dos pacientes. É importante entender que a Aids deixou de ser uma sentença de morte e passou a ser uma doença crônica, que o Sistema Único de Saúde tem o dever de prevenir, controlar e tratar”, concluiu.