A Prefeitura de Caxias (MA), prestigiou a visita do vice-governador do Maranhão à Caxias (MA), que vistoriou obras estaduais e o Mercado Central, nesse sábado (18). Um dos locais visitados foi a obra de reforma da Academia Caxiense de Letras.
“O Governo do Estado foi fundamental. A Academia é um patrimônio de mais de 100 anos de idade. Então, nós conseguimos tornar a sede da Academia em um imóvel antigo, mas totalmente moderno e acessível. Então, vai ter auditório, vai ter biblioteca, pessoas de todas as idade vão poder circular por este bem, que faz parte da do espaço cultural de Caxias”, disse Ezíquio Neto, Presidente da Academia Caxiense de Letras.
“Estamos trazendo o nosso apoio administrativo para gestão do Prefeito Gentil Neto. Nós estamos falando de união de trabalho, de esforços, e este ano de 2025 tem que ser um ano de trabalho, que tem que ser desenvolvido pela Prefeitura e Câmara Municipal, secretarias e o Governo do Estado, daí o apoio da Deputada Daniella e do Governador Brandão, e também com o Congresso Nacional, a importância da Deputada Amanda enviar recursos para junto com o governo do Presidente Lula, possamos trabalhar. Temos buscado esta pacificação para que possamos trabalhar todos juntos”, frisa Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.
A parceria institucional entre Prefeitura e Governo do Estado tem rendido importantes conquistas para Caxias. Na ocasião o prefeito de Caxias, destacou que graças ao apoio do Governo do Estado, a segurança, a cultura e infraestrutura serão contemplados nos próximos dias com investimentos estaduais.
“O vice-governador que sempre teve Caxias em seu coração está mostrando o seu compromisso com a cidade e de ver a cidade cresce cada vez mais. Nós temos boas notícias para Caxias, em nossa visita ao Governo do Estado, onde nós conseguimos calçamento para a cidade de Caxias, na segurança nós conseguimos viaturas que devem chegar em fevereiro, uma coletora de lixo que chega esta semana, investimentos na área da cultura. E, isso mostra que com esta parceria nós conseguimos fazer uma cidade cada vez melhor”, frisa Gentil Neto, Prefeito de Caxias.
Já no domingo, durante um Café da Manhã no Mercado Central, a gestão municipal e estadual destacaram o apoio à agricultura familiar. Os trabalhadores do Mercado foram visitados e falaram sobre a importância de uma agricultura forte que valoriza os trabalhares.
“Tenho certeza que a Secretaria faz um bom trabalho, onde tudo que é vendido aqui no mercado, tem a prioridade e a compra do produtor local e a gente vai continuar valorizando o produtor local, dando condições para que ele possa produzir ainda mais. E, dessa forma vamos construindo uma cidade cada vez melhor”, destacou Gentil Neto, Prefeito de Caxias.
“Nós também estamos aqui ouvindo os pleitos da população. Acho que o momento é de ouvir e trabalhar para a população. Um dos principais eixos da nossa gestão foi o eixo da paz no campo, que envolve o fomento a agricultura familiar, envolve aquisição de alimentos, PRONAF e PAA, e incentivo as famílias do campo possam produzir para si e para vender esta produção. E, nós acreditamos que temos dois caminhos que é educação e agricultura familiar”, ressaltou Felipe Camarão, vice-governador do Maranhão.
“O vice-governador já contribuiu muito com Caxias, enquanto secretário de educação, e como vice governador não é diferente. Caxias tem uma ligação muito forte com o governo do estado. E, a vinda dele aqui no mercado é para que ele possa ouvir a população”, disse Ricardo Rodrigues, Presidente da Câmara Municipal.
“O mercado é muito bom. Aqui vem todo mundo e de todo lugar, aqui é o lugar da panelada. E, o pessoal gosta de vir pra cá e pode melhorar mais”, disse Marly Silva, permissionária do Mercado Central.
“É muito importante ter o prefeito aqui no 19º ano do governo. Nós temos o projeto do cooperativismo com os nosso agricultores para que eles possam vender para os nossos feirantes, porque nem todo mundo que é feirante é produtor. Nós temos um compromisso com o Mercado Central. O Governo Estadual tem um papel fundamental, porque as políticas públicas voltadas a inspeção animal chegam até o governo do estado, tudo que é feito em relação a secretaria, a gente tem um diálogo com o prefeito. Então, o Governo do Estado pode trazer mais políticas públicas no que tange ao agronegócio”, frisa Luciana Soares, secretária municipal de Atividades Produtivas e Inspeção Animal.