Sopa Solidária promove reconstrução de laços comunitários e prevenção da saúde mental

Uma ação solidária foi realizada, na tarde dessa segunda-feira (27), pela equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS), Talmir Franklin Rosa Neto, localizada no Residencial Vila Paraíso. A primeira edição do projeto Sopa Solidária contou com ministração da palavra e oração, além de distribuição de sopão para a comunidade.

O objetivo foi aproximar os moradores dos serviços ofertados pela UBS, além de proporcionar um momento de bem-estar físico e mental. A ação faz parte de um projeto, que será desenvolvido durante todo o ano pela equipe. A equipe da Unidade Básica de Saúde soltou balões brancos, simbolizando os cuidados com a saúde mental, e à Campanha Janeiro Branco.

A enfermeira, Suede Oliveira, falou sobre o projeto. “Estamos partilhando este momento. Esta é a primeira ação, mas faremos outras ao longo do ano. É um projeto em que a comunidade se aproxima da Unidade de Saúde. Temos uma equipe de saúde, os ACS que vão até as casas das pessoas, e quando eles chegam aqui, nós acolhemos e resolvemos seus problemas de saúde”, destacou.

Mas, a ação vai além do compartilhamento de alimentação com a comunidade, visa reconstruir laços comunitários, mostrar que a solidariedade e cuidado com o outro são tão importantes, quando a conquista de objetivos individuais. “Esse projeto visa resgatar muitos sentimentos que, infelizmente, estão perdidos na sociedade. Sentimentos comunitários, como solidariedade, a união, a fraternidade, o companheirismo, a ajuda mútua, o sentimento de superar os problemas juntos e não individualmente. É um gesto simples, a gente sabe que uma sopa mensal não resolve a questão da fome, mas ela resgata sentimentos e valores que nós precisamos resgatar”, destacou George Aguiar, nutricionista.

A moradora, Maria dos Milagres, participou da ação e aprovou a iniciativa. “Eu gostei, foi muito bom. Traz união para todo mundo, e fica melhor para todo mundo”, finalizou.