A Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, reuniu nessa terça-feira (28), gestores, secretários escolares e responsáveis das unidades escolas municipais de Caxias, para a 2ª Etapa da Coleta do Censo Escolar – Módulo Situação do Aluno. A ação teve como objetivo qualificar os profissionais para o preenchimento das informações no sistema Educacenso do Governo Federal, através do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anisio Teixeira (INEP).
A coordenadora do Censo Escolar da Semect, Luzinês Pacheco, falou sobre a ação.
“Essa é a etapa final, já que agora que estamos finalizando o ano 2024, com a movimentação do aluno. Estamos trabalhando com todas as escolas, tanto a zona urbana quanto a zona rural. Pela manhã, estávamos com os professores, os responsáveis e diretores das escolas da zona rural, 1º e 3º distritos e, à tarde, estamos com a sede, para informar sobre essa segunda etapa”, disse.
O Censo Escolar é o principal instrumento de coleta de informações da educação básica e a mais importante pesquisa estatística educacional brasileira. É através dos dados do Censo Escolar que é calculado o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e planejada a distribuição de recursos para alimentação, transporte escolar e livros didáticos, entre outros.
A gestora do Centro de Educação Infantil CEI Vila Lobão, Wilma Gultelayne, explicou sobre a temática debatida durante o encontro.
“Esse é o segundo momento em que nós estamos com a equipe do Censo Escolar, para dar as orientações sobre como proceder em relação à alimentação do Censo. Agora estamos na segunda etapa, onde iremos encerrar o Censo 2024 e as orientações são como proceder em cada situação dos alunos, seja alunos reprovados e aprovados, desistentes, transferidos, como proceder em cada situação, cada etapa da educação, da Educação Infantil, de Jovens e Adultos, de Ensino Fundamental I e Ensino Fundamental I”, frisou.
Isaura Melo, gestora adjunta da CEI Vila Arias, destacou a importância de se manter atualizado sobre o assunto.
“É muito importante porque, ainda que não seja tão novo, mas a cada dia algo muda, algo se inova. E é preciso que todos estejam a par dessas novas mudanças. Para os gestores, para a escola, para o ensino em si e para o sistema, tem que existir essas formações, para que a gente possa ficar por dentro de todos os assuntos e irmos renovando a cada dia”, complementou.
“Todas essas informações são repassadas ao Governo Federal e ao Diário Oficial da União, mas são criteriosamente de cunho municipal. Com essas informações, a gente consegue filtrar outros instrumentos como alimentação escolar, Busca Ativa, Índice de Desenvolvimento da Educação Básica e também os programas de avaliação, como o SAEB e outros fatores. Eles precisam ter como referência o Censo Escolar”, explicou Vinícius Sousa, técnico do Sistema Censo da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.
De acordo com a gestora adjunta Kayara Cristina, da UEM José Gentil Rosa, localizada no bairro São Pedro.
“O censo é muito importante, porque acontece a nível de Brasil. Se o município não informa os dados dos alunos corretamente, ocorre uma quebra nesse vínculo. E isso pode trazer sérios danos, não somente para as instituições, como para o município como um todo”, finalizou.